Estudantes da UPF realizam viagem de estudos à Argentina e participam de intercâmbio de experiências acadêmicas e culturais
06/10/2025
13:54
Por: Assessoria de Imprensa
Entre os dias 29 de setembro e 4 de outubro, acadêmicos e professores do curso de Psicologia da Universidade de Passo Fundo (UPF) participaram de uma viagem internacional de estudos à cidade de Buenos Aires, na Argentina. A iniciativa teve como objetivo promover a troca de experiências acadêmicas, culturais e profissionais, ampliando a compreensão dos estudantes sobre diferentes contextos da área da Psicologia.
A atividade, coordenada pela professora Lívia Garcez, junto das docentes Christianne Leduc, Suraia Estacia Ambros, Michele Mattana e Lisiane Mella, reuniu 35 alunos de diferentes semestres do curso. Durante a semana, o grupo realizou visitas técnicas e acadêmicas em importantes instituições argentinas, como o Hospital Psiquiátrico Borda — primeiro hospício da Argentina —, os cursos de Psicologia da Universidad Nacional de La Plata, da Universidad de Belgrano e o Museu de Psicologia Experimental da Universidad de Buenos Aires (UBA).
Além da imersão acadêmica, os estudantes também conheceram pontos turísticos e culturais da capital argentina, como Casa Rosada, La Boca, Caminito, Puerto Madero e Recoleta, vivenciando momentos de integração e aprendizado coletivo.
Para a aluna Maria Fernanda Arruda, do 4º semestre, a experiência foi marcante. “Durante a estadia, tivemos a oportunidade de conhecer universidades e museus. No Hospital Borda, aprendemos sobre a história dos tratamentos e visitamos espaços semelhantes aos que temos na UPF, como a sala de Guesel.” Ela conta ainda que também foi muito interessante trocar experiências com professores e alunos da Universidade de La Plata e participar de aulas sobre Psicologia da Saúde na Universidade de Belgrano. “Foi uma viagem que uniu estudo e lazer, e reforçou ainda mais o amor pela Psicologia”, relata.
Já Gabrieli Jung, acadêmica do 5º semestre, destacou o valor da viagem para compreender diferentes realidades da profissão. “Foi fenomenal observar as semelhanças e diferenças entre a Psicologia do Brasil e da Argentina. A visita ao Hospital Borda foi especialmente marcante. Entender o contexto histórico e ver como ainda há pacientes residentes nos fez refletir sobre o processo da luta antimanicomial.” Conforme a estudante, as visitas às universidades também foram muito enriquecedoras e mostraram a importância dos intercâmbios acadêmicos. “Foi um orgulho representar a UPF e perceber o quanto somos bem recebidos por levarmos conosco o amor pela Psicologia”.
De acordo com a coordenadora do curso, professora Lívia Garcez, ações como essa reafirmam o compromisso da UPF em proporcionar uma formação de qualidade, que vai além da sala de aula. “Foram dias de muitos aprendizados, novos conhecimentos adquiridos e uma interação maravilhosa com nossos alunos. Essas experiências fortalecem o vínculo entre teoria e prática, ampliando o olhar dos futuros profissionais”, explica.
A viagem também reforça o compromisso da Psicologia UPF com um ensino contemporâneo, voltado ao compartilhamento de vivências e aprendizagens sociais e culturais, aproximando ainda mais os estudantes da realidade profissional em um contexto internacional.
Notícias relacionadas