Aula aberta discute o “Brincar Livre na Escola” em celebração à Semana das Crianças
06/10/2025
13:44
Por: Assessoria de Imprensa
Na semana em que celebramos as crianças e suas infâncias, o curso de Pedagogia da Universidade de Passo Fundo (UPF) promove a aula aberta “Brincar Livre na Escola!”, um momento de escuta e diálogo com especialistas que refletem sobre a importância do brincar no desenvolvimento, na aprendizagem e no bem-estar infantil.
O encontro ocorre na quinta-feira, 09 de outubro, às 19h30, e é uma iniciativa da Brinquedoteca Universitária – Laboratório de Aprendizagens Lúdicas, em parceria com a turma de Pedagogia IV, na disciplina Educação Lúdica e Corporeidade.
A proposta da aula surge da necessidade de discutir o brincar livre como um direito fundamental da infância, especialmente em contextos escolares, onde ainda há desafios e resistências quanto à sua valorização.
Convidadas especiais
Entre as convidadas, estará Sandra Eckschmidt, educadora e pesquisadora reconhecida nacionalmente por seu trabalho com a Pedagogia Waldorf e pelo Centro de Estudos Casa Amarela, de Florianópolis (SC). Sandra integra o Conselho Inspirador do Programa Território do Brincar, que promove a escuta e o intercâmbio de saberes sobre a cultura infantil. Doutora em Educação pela UFSC, é autora de diversas obras, entre elas Gestos e Narrativas do Brincar na Educação Infantil e A Arte de Lembrar e Esquecer.
A aula também contará com a presença de Taniamar Helena Reschke, diretora da EMEI Waldorf Sepé Tiaraju, de Passo Fundo, e de Eliane Pereira de Oliveira, pedagoga e diretora da Escola de Ensino Fundamental da Floresta Olho da Coruja (EFOC), professora da rede municipal de educação.
Inscrições abertas
As inscrições podem ser feitas pelo formulário disponível em: https://forms.gle/5M1ddCZ9YqYWt96y9.
Após o envio do formulário, o participante receberá a confirmação por e-mail em até 24 horas. No dia 9 de outubro, será encaminhado o link de acesso à transmissão, que ocorrerá pelo YouTube.
O evento é gratuito e aberto à comunidade acadêmica e ao público interessado em refletir sobre a infância, o brincar e a educação.
Notícias relacionadas