Ensino

Estágio é trabalho, sim

23/09/2021

13:23

Por: Caroline Simor

Fotos: Divulgação

Oportunidade de aprendizado, o estágio poderá ser considerado como experiência profissional para o primeiro emprego. Na UPF, espaços de formação não faltam

Há um senso comum de que o estágio não conta como trabalho. Essa ideia equivocada, se baseia no fato de o profissional ainda estar em processo de formação e, por isso, não apto a ser considerado um trabalhador no seu sentido literal. Essa realidade impedia que o tempo dedicado ao estágio pudesse ser utilizado como experiência profissional para ingresso no mercado de trabalho. Agora, esse tempo será reconhecido e o estágio, que já é uma ferramenta de qualificação da formação acadêmica terá ainda mais força. Na Universidade de Passo Fundo (UPF) o estágio é uma importante ferramenta e tem destaque em todos os cursos de graduação. Além disso, a Instituição também conta com parcerias que facilitam a inserção do acadêmico no mundo do aprendizado prático.

Em análise na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 2762/19 considera o estágio curricular como experiência profissional para admissão no primeiro emprego. O texto

Balcão do Migrante coloca o acadêmico em atendimento junto à comunidade

altera a Lei do Estágio e permite que essa experiência seja realizada durante a educação especial, ensino médio, superior ou profissional. Essa proposta poderá potencializar ainda a importância desse período de formação.

Uma das unidades em que o estágio tem bastante força é a Faculdade de Direito. Justamente pela importância de colocar a teoria em prática, acadêmicos têm à disposição projetos e programas de extensão da própria Universidade para que possam realizar as vivências: Balcão do Trabalhador, Balcão do Consumidor, Projur Mulher e Diversidade, Sajur, Mediajur, Balcão do Migrante e Refugiado são alguns exemplos. Para agregar ainda mais qualidade no currículo, direção e coordenação mantém parcerias com órgãos públicos e escritórios de advocacia que permitem o ingresso dos estudantes. 

Formação qualificada e aquecimento do mercado de trabalho

Coordenadora do Balcão do Trabalhador, a professora Me. Maira Tonial ressalta que o estágio é uma etapa fundamental no desenvolvimento de aprendizagem, principalmente por ser o primeiro contato com as funções da profissão escolhida. Para ela, além de agregar experiência, permite viver na prática o que é aprendido em sala de aula.

De acordo com Maira, a proposta em tramitação na Câmara facilitará a inserção dos acadêmicos no mercado de trabalho, já que a exigência de experiências profissionais é um dos principais requisitos na hora da contratação. “O impacto será de aumento na procura por estágios que poderá auxiliar na formação profissional mais qualificada, a instituição que ofertará o estágio elevará seu nível em busca de formar profissionais mais qualificados”, frisa.

Maira salienta que o processo de estágio tem evoluído de acordo com as transformações ocorridas no mercado de trabalho e nas instituições de ensino. “A sociedade evoluiu juntamente com a ampliação do acesso à informação, tecnologia e valorização do conhecimento. Para que isso se realize, a teoria aprendida deve ser complementada com a experiência da prática por intermédio do estágio”, observa.

Propet UPF – ferramenta para unir empresas e acadêmicos

O Projeto Parceria, Educação e Trabalho (Propet) da Universidade de Passo Fundo atua na relação entre o acadêmico e as empresas, oportunizando tanto estágios obrigatórios aos acadêmicos quanto vagas efetivas de emprego. Os processos são feitos de forma on-line por meio do site novopropet.upf.br. A plataforma disponibiliza informações e canais de comunicação para o estudante.

Colocar em prática os conceitos da sala de aula (foto tirada antes da pandemia)

De acordo com o Clodoaldo Neckel, supervisor da Seção de Programas Públicos e Institucionais da UPF, o site permite que a empresa realize o cadastro diretamente no sistema e, automaticamente, passa a ter acesso ao espaço para divulgar vagas, tanto de emprego quanto de estágio. “A partir desse momento, o Propet busca a empresa cadastrada e realiza o convênio de estágio, exercendo o papel de agilizar todo o processo burocrático no que diz respeito a contratos, tanto de convênio quanto termo de compromisso de estágio, seguro de vida, geração de boletos, depósito para o aluno, emissão de atestados (horas), enfim, todo o processo de relacionamento entre aluno e empresa, bem como com a própria Instituição”, explica.

Da mesma forma, o acadêmico interessado em realizar um estágio deve buscar, por meio da intranet, o Propet e, no próprio sistema, manifestar o interesse em fazer parte do Programa. Ao fazer isso, já terá acesso as vagas disponíveis naquele momento. “Todos os dias as vagas atualizam, pois, as empresas lançam novas oportunidades a todo momento, tanto de vagas efetivas quanto de estágio”, ressalta Neckel, lembrando que a interação entre UPF e empresas ocorre há mais de 25 anos, sendo um dos diferenciais da Instituição.

Para informações ou dúvidas, a equipe disponibiliza o telefone (54) 3316-8413 ou ainda o e-mail propet@upf.br.