Extensão

Escritório Escola da Engenharia Civil desenvolve projetos para APAE Carazinho e Passo Fundo

02/07/2019

17:42

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O Escritório Escola de Engenharia Civil da Universidade de Passo Fundo (ESEEC/UPF), representado pelos integrantes Fabrício Donzelli, Lucas Afonso Gusatti e Raquel Ioner Reckers, acompanhados pelo professor Me. Alessandro Graeff Goldoni, realizou a entrega, no dia 19 de junho, de mais um projeto em benefício da comunidade. O projeto de um ginásio poliesportivo para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Carazinho. Na oportunidade, foram entregues o anteprojeto arquitetônico e o anteprojeto elétrico, com seus respectivos memoriais descritivos, e o orçamento para a execução da obra. 

O Escritório desenvolve diversas ações em benefício da comunidade. No dia 27 de junho, foi entregue mais um projeto, esse referente à construção de hortas elevadas para a Apae de Passo Fundo, com o intuito de propiciar um local acessível à prática de jardinagem e ao cultivo de vegetais. Durante o encontro, foram apresentados o projeto arquitetônico e o orçamento para a execução das hortas. Nessa oportunidade, o ESEEC foi representado pelos integrantes Bruna Kazmirski Baesso, Gabriela Bele Guarnieri, Lucas Afonso Gusatti e Raquel Ioner Reckers e pelo professor Goldoni. 

De acordo com a coordenação do ESEEC, os projetos desenvolvidos para a comunidade são de fundamental importância para os bolsistas e para os professores do curso de Engenharia Civil, pois, ao desenvolverem os projetos, os alunos se valem dos ensinamentos adquiridos em aula aliados à orientação dos professores das diversas áreas que os assessoram no ESEEC, o que simula as atividades de um escritório de engenharia.

Outro aspecto destacado pela coordenação do Escritório Escola é a participação na elaboração dos projetos do Núcleo de Arquitetura e Desenvolvimento Urbano e Comunitário (Naduc) da UPF, o qual é parceiro do ESEEC em diversas demandas, o que possibilita uma integração entre os cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo.

Os projetos desenvolvidos pelo ESEEC são todos de cunho social, possibilitando que as entidades tenham acesso a projetos e orçamentos, para que possam buscar recursos para melhorar suas instalações e promover uma melhor qualidade de vida aos seus assistidos.