Ensino

Erradicação do Trabalho Infantil é o tema da IX Mostra do Conhecimento Integrado UPF

07/10/2021

14:57

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima

Evento iniciou nesta quinta-feira, 7 de outubro, e apresenta os resultados das pesquisas realizadas pelos estudantes do ensino médio

Com o intuito de envolver os estudantes em assuntos da atualidade e oportunizar a inserção em atividades de pesquisas interdisciplinares, o Centro de Ensino Médio Integrado da Fundação Universidade de Passo Fundo (Integrado UPF) promove a IX Mostra do Conhecimento Integrado. As apresentações dos trabalhos iniciaram nesta quinta-feira, 7 de outubro, e abordam a temática “Erradicação do Trabalho Infantil”.

A atividade oferece aos estudantes a oportunidade de desenvolver habilidades sobre ciência e pesquisa, ainda no ensino médio. “A Mostra tem um viés de iniciação à pesquisa e reflexão sobre os problemas sociais. Os temas são sempre baseados na temática da Organização das Nações Unidas (ONU), então como esse é o ano internacional da erradicação do trabalho infantil, abordamos esse tema em nosso evento”, afirma a professora Me. Gisela Lacourt, uma das organizadoras da iniciativa.

A preparação dos estudantes inicia meses antes das apresentações. “Logo que lançamos a edição, recebemos um especialista que realiza uma palestra sobre a temática, então os estudantes já começam a refletir sobre o tema. Este ano temos o apoio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcas), em um trabalho voltado para a questão da criança na região de Passo Fundo, onde nossos alunos tiveram contato com esses profissionais, que trouxeram um pouco da realidade vivenciada por estas crianças, fazendo com que os alunos estejam realmente mergulhados neste contexto de trabalho infantil”, pontua Gisela.

Participam do evento estudantes do 1º ano. Uma comissão avaliará os trabalhos e os três melhores classificados devem ser premiados com o Troféu da IX Mostra do Conhecimento Integrado do Ensino Médio. As apresentações dos 25 grupos de trabalhos serão divididas em três dias. As próximas apresentações ocorrem nos dias 14 e 19 de outubro, no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac) da UPF.