Geral

Cuidados com a pele devem ser intensificados no verão

20/12/2022

10:03

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti

Projeto Amigos da Pele da UPF dá dicas de como aproveitar o calor com a pele protegida

A estação mais quente do ano chega nesta quarta-feira, 21 de dezembro, e reacende um alerta quanto aos cuidados essenciais com a pele. Com a maior ocorrência de raios solares nessa época, aumenta também os riscos de queimaduras e outros problemas mais graves, como o câncer de pele, que representa 33% de todos os diagnósticos da doença no país, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Por isso, para curtir muito o verão com a pele devidamente protegida, o projeto de extensão Amigos da Pele da Universidade de Passo Fundo (UPF) preparou algumas dicas de cuidados.

A dermatologista e coordenadora do Projeto de Extensão Amigos da Pele da UPF, professora Me. Gilvana Aparecida Bonella, afirma que quanto mais cedo se inicia a fotoproteção, maior é a adesão na fase adulta. A recomendação atual é que crianças acima de seis meses já devam utilizar protetores solares de forma regular. “O ideal é usar um produto que proteja contra radiação UVA e UVB e tenha um fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo. Uma outra dica é escolher um produto específico para o tipo de pele, seja ela normal, oleosa ou seca. Os protetores devem ser aplicados pelo menos 30 minutos antes da exposição solar e reaplicados a cada quatro horas. Após longa imersão em água, deve ser aplicado a cada duas horas”, explica a professora.

Confira algumas medidas para proteger a pele durante o verão

- Use filtros solares diariamente e não somente em horários de lazer ou de diversão. Ao utilizar o produto no dia a dia, aplique uma boa quantidade pela manhã e reaplique antes de sair para o almoço.

- Utilize chapéus, camisetas e óculos escuros: cubra as áreas expostas com roupas apropriadas, como uma camisa de manga comprida, calças e um chapéu de abas largas.

- Evite a exposição solar e permaneça na sombra entre 10h e 16h.

- Na praia ou na piscina, use barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. As barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o material.

- Mantenha bebês e crianças protegidos do sol. Filtros solares podem ser usados a partir dos seis meses de idade.

- Observe regularmente a própria pele, à procura de pintas ou manchas suspeitas.

Quando é indicado procurar atendimento médico?

Além de evitar queimaduras e outros problemas, os cuidados com a pele previnem doenças, como o câncer. No Brasil, cerca de 185 mil novos casos são registrados por ano, de acordo com o Inca. O tipo mais comum é o câncer de pele não melanoma, que tem letalidade baixa, porém seus números são muito altos. A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. “Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares, responsáveis por 177 mil novos casos da doença por ano”, explica a dermatologista.

Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer de pele e registra 8,4 mil casos anualmente. Segundo a professora, os cuidados devem ser mantidos ao longo de todo o ano e é importante ficar atento aos sinais da pele, em caso de qualquer preocupação, consultar um dermatologista. “Pessoas que apresentam feridas na pele que demoram mais de quatro semanas para cicatrizar, variação na cor de sinais, manchas que coçam, ardem, descamam ou sangram, devem recorrer o mais rápido possível ao dermatologista”, pontua.