Extensão

Creati oferece Pilates on-line para pessoas a partir de 50 anos

14/09/2020

09:06

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Aulas são realizadas nas segundas e sextas-feiras, com transmissão na página do Creati no Facebook

Na vida, com o passar dos anos, é comum que haja diminuição de algumas das mais importantes capacidades funcionais do corpo, como o equilíbrio, a tonicidade dos músculos e a resistência. Conforme o coordenador do Centro de Referência e Atenção ao Idoso da Universidade de Passo Fundo (Creati/UPF), Diego Piva, a diminuição dessas capacidades, aliada ao sedentarismo, que, em grande parte dos casos, acompanha o indivíduo, podem contribuir para o aparecimento de diversos males na chegada da senectude, como dores, inchaços, desvios na coluna e dificuldade de locomoção.
 
Então, qual o maior desafio da vida quando o assunto é a chegada da terceira idade? Recebê-la com plena saúde mental e física é uma boa resposta, e nisso o Creati está preparado, pois, há 30 anos, ele atua como um espaço de saúde e lazer e com caráter interdisciplinar para a população idosa regional, oferecendo várias oficinas. Dentre elas, está a oficina de Pilates Solo, que é destinada à pessoas com mais de 50 anos.
 
A oficina, que antes era presencial, passou a ser on-line devido a pandemia de Covid-19. A atividade acontece por meio de lives ao vivo transmitidas na página do Creati no Facebook nas segundas-feiras, às 15h, e nas sextas-feiras, às 10h. As aulas têm a duração de aproximadamente 50 minutos e são ministradas pela fisioterapeuta e instrutora de Pilates, Calane Tiepo.
 
Segundo ela, os encontros virtuais passaram a ser planejados pensando nas alterações das capacidades funcionais que as pessoas com mais de 50 anos venham desenvolver, que é o público-alvo do Centro. “Mesmo sendo desenvolvida on-line, saliento que os exercícios podem e devem ser adaptados para que sejam executados de forma correta, sem a intenção de provocar lesões e preservando sempre a qualidade dos movimentos”, destaca.
 
A instrutora ainda lembra que toda semana também são disponibilizados vídeo-aulas sobre Pilates no canal do Creati no Youtube.

Método que traz benefícios para a saúde

Oficina é desenvolvida na página do Creati no Facebook

O método Pilates foi criado por Joseph Pilates e tem por objetivo realizar movimentos de alongamento que utilizam o peso do próprio corpo na sua execução. Seus exercícios são realizados no solo e executados apenas com o peso do corpo ou com o auxílio de alguns acessórios, como bolas de diferentes tamanhos, faixas elásticas, pesos leves, dentre outros, para dificultar ou facilitar o movimento, deixando a aula mais dinâmica.
 
Ele também é considerado como uma técnica de reeducação do movimento, que visa trabalhar o corpo todo, trazendo equilíbrio muscular e mental. Por trabalhar vários grupos musculares ao mesmo tempo, o método Pilates, por meio de seus movimentos suaves e contínuos, melhora a concentração, o fortalecimento e estabiliza os músculos centrais do corpo. Além disso, atua na postura, de maneira a alongar e tonificar os músculos.
 
De acordo com Calane, dentre os benefícios que são relatados na prática, é possível destacar:
- Melhora do equilíbrio e diminuição do risco de quedas e lesões;
- Melhora da força em membros superiores, membros inferiores, músculos da região do tronco e músculos do assoalho pélvico;
- Melhora da postura;
- Melhora da marcha;
- Melhora da consciência corporal;
- Melhora da propriocepção;
- Melhora da qualidade do sono;
 - Melhora da flexibilidade;
- Diminuição de quadros álgicos (dolorosos) devido a reorganização corporal global, o que contribui para a redução de alguns tipos de medicamentos;
- Melhora da independência funcional e, consequentemente, proporciona melhor socialização.
 
Faça atividades físicas

Vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, o Creati sabe do importante papel das atividades físicas, culturais, cognitivas e sociais como um principal meio de prevenção de doenças e de melhora da qualidade de vida. Para a instrutora Calane, praticar exercícios físicos e movimentar o corpo é de extrema importância durante toda a vida, mas, principalmente, na terceira idade, para que o corpo e a mente possam ser estimulados e assim envelhecer com saúde.
 
“Há uma frase do criador do Pilates que gosto muito e a utilizo para dar motivação aos meus alunos, que diz o seguinte: ‘Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem’. Isso quer dizer que é possível ter uma idade avançada em conjunto com uma vida bem ativa e saudável, podendo desfrutar de muitas coisas com equilíbrio e alegria”, finaliza.
 
Integre o Creati
Todas as pessoas a partir de 50 anos podem participar da oficina de Pilates. As aulas ocorrem de forma on-line. Quem é de outra cidade ou de outro estado está convidado a integrar o grupo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 98432-7166.