Universidade

Conhecimento para entender, combater e enfrentar a pandemia

29/07/2021

14:14

Por: Caroline Simor

Fotos: Natália Fávero

UPF desenvolve diversas pesquisas, artigos, ações e ferramentas que tem ajudado no processo de enfrentamento da Covid-19

Desde que o mundo todo se viu imerso em uma pandemia global, a Universidade de Passo Fundo (UPF) tem utilizado o conhecimento, fruto do trabalho de professores e acadêmicos, para enfrentar a realidade. Com espaços de escuta, orientações, informações e também um empenho no desenvolvimento de pesquisas, estudos e artigos debatendo e compreendendo o tema, a UPF buscou fazer parte dos processos de enfrentamento da doença.

Ciência para entender e enfrentar a pandemia e suas consequências

Professores e acadêmicos, nos cursos de graduação ou nos Programas de Pós-Graduação, tiveram o desafio de incluir a temática da Covid-19 nos estudos e debates. Há 1 ano e 4 meses, desde a decretação de estado de pandemia, a produção de conhecimento trouxe à luz artigos e pesquisas que propuseram a reflexão sobre a doença.

Essa construção de ideias também contou com a interação e a parceria com outros docentes de instituições de ensino superior de todo o Brasil e também internacionais. É o caso do capítulo “Contratações públicas e pandemia covid-19”, escrito pela professora Dra. Janaína Rigo Santin no livro “O direito à saúde frente à pandemia Covid-19: da crise sanitária à crise humanitária no Mercosul”. 

No Programa de Pós-Graduação em Odontologia, por exemplo, duas pesquisas foram publicadas, além da participação de professores e estudantes na Epicovid, levantamento liderado pela Universidade Federal de Pelotas e com aplicação em todo o país. São elas a “Efetividade da administração de peróxido de hidrogênio em pacientes com Covid-19: um ensaio clínico randomizado duplo cego”, coordenada pelo professor Dr. Pedro Henrique Corazza, e “Efeito dos probióticos orais Streptococcus salivarius K12 e Lactobacillus brevis CD2 nos desfechos clínicos de pacientes com Covid-19 tratados em unidade de terapia intensiva: um ensaio clínico randomizado”, coordenado pelo professor Dr. Fernando Fornari.

Preocupação com a saúde mental durante esse período

Frente à gravidade da pandemia e do compromisso com a saúde da população idosa, em maio de 2020, o Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano (PPGEH) aprovou o projeto de pesquisa “Coletivos on-line em saúde mental ação transdisciplinar para grupos vulneráveis à covid-19”, conquistado pelo Edital Emergencial FAPERGS. Contando com a parceria de outras instituições, a pesquisa é coordenada pela professora Dra. Silvana Scortegagna. O projeto tem como objetivo avaliar serviços de intervenção transdisciplinar on-line voltados à saúde mental e aspectos gerais de saúde para grupos de pessoas vulneráveis, idosos e profissionais da saúde, a Covid-19. A plataforma digital foi concluída em setembro de 2020, quando o projeto começou a ser operacionalizado. Tanto os profissionais da saúde
quanto as pessoas idosas buscam atendimento inscrevendo-se no site. (https://coletivosaudemental.com.br/pesquisa)

Outro projeto implementado, nessa direção, foi o “Trabalhar a partir de casa: uma consequência do Covid-19”. Coordenado localmente pela professora Dra. Cleide Moretto, o estudo envolve trabalhadores que estão realizando a sua tarefa de forma remota, desde as medidas de contingenciamento adotadas pelos gestores públicos por causa da Covid-19. 

Construído pela professora Dra. Janine Fleith de Medeiros e pela egressa do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCiamb), Andressa D’Agostino, o artigo “Emoções do consumidor e consumo colaborativo: O efeito do Covid-19 na adoção de sistemas produto-serviço orientados para o uso”, apresenta uma coleta de dados feita antes e depois do início da pandemia e avalia as emoções dos consumidores para a adoção de produto-serviço orientado ao uso (por exemplo, bicicletas compartilhadas). O estudo contou com a participação de pesquisadores da UFRGS e da Delsf University of Tecnology, Holanda.

Apoio regional - Movimentações que promovem a interação com a comunidade

Além de artigos, pesquisas e estudos, a UPF desenvolve ações que atuam diretamente na vida da comunidade. Com espaços de orientação, informações, dicas e escuta, vários cursos promovem atividades desde o início da pandemia.

Retratos da Pandemia

Laboratório de Ergoespirometria e Cardio-Pneumologia da UPF ajuda na recuperação de pacientes pós-covid
O grupo de pesquisa em Reumatologia e Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo (UPF) produziu um trabalho que estuda a mortalidade de Covid-19 em idosos com câncer. A revisão sistemática em base de dados foi coordenada pela professora Dra. Lia Mara Wibelinger

Pensada como ação do projeto de pesquisa Coletiv@s On-Line em Saúde Mental: Ação Transdisciplinar para Grupos Vulneráveis à Covid-19, é uma Cartilha Informativa que nasceu do esforço conjunto de pesquisadores para atender a necessidade de oferta de serviços de intervenção on-line voltados ao cuidado em saúde mental e aspectos gerais de saúde para grupos de pessoas idosas e profissionais da saúde, especialmente vulneráveis à Covid-19.

Reiterando o compromisso da UPF na prevenção, no combate, na mitigação e na contenção da covid-19, a Instituição oferece à comunidade os testes RT-PCR (Real Time Polymerase Chain Reactions) e, também, o Antígeno para a detecção do SARS-CoV-2, com resultado em 30 minutos e ainda com pesquisa de Anticorpos por meio de teste rápido e sorologias. 

Levando conhecimento para a comunidade, a coordenadora do curso de Fonoaudiologia da Universidade de Passo Fundo (UPF), professora Dra. Luciana Grolli Ardenghi, explica que a linguagem começa a desenvolver-se desde o nascimento. Pela mudança na rotina das famílias, a fala é um dos aspectos impactados pela Pandemia.

O Laboratório de Diagnóstico da SARS-COV-2/Covid-19 da UPF recebeu importantes equipamentos para o trabalho de detecção da Sars Cov 2 (covid-19) do Distrito 4700 do Rotary Internacional. O local foi contemplado com os recursos da Fundação Rotária, por meio do projeto Subsídio Global do Rotary   “Salvando Vidas - Identificando a Covid”. O auxílio, no valor de R$ 167.430,44, foi destinado para equipar e capacitar o laboratório visando atender à necessidade da comunidade no desenvolvimento de pesquisa e prevenção ao coronavírus e outras doenças.
O projeto de extensão “Promovendo Saúde e Qualidade de Vida”, do curso de Nutrição da UPF criou uma cartilha com orientações e cuidados sobre a Covid-19 e a Diabete

Diante da pandemia do Coronavírus, pesquisadores do mundo todo têm unido esforços e buscado maneiras de enfrentar o problema. Com vacinas ainda em fase de testes, cientistas que trabalham com o pequeno zebrafish viram uma possibilidade de auxiliar no processo. O estudo, publicado no repositório BioRxiv, descobriu que o modelo animal pode ser utilizado para testagem da vacina para Covid-19, agindo como uma ferramenta de fácil manejo e menos invasiva, em função da sua semelhança genética com o ser humano. A Universidade de Passo Fundo (UPF), juntamente com diversas instituições, integra o estudo com a contribuição do professor Dr. Leonardo José Gil Barcellos. 

O projeto Rede de Cuidados Territoriais envolve 150 estudantes e 20 professores da Universidade, em uma ação de parceria com a Prefeitura de Passo Fundo. Foi criado para combater a Covid-19 e garantir que a atenção básica em saúde seja fortalecida, fazendo a prevenção à saúde das pessoas em territórios vulneráveis de Passo Fundo.

Identificar e compreender os efeitos da pandemia na saúde mental dos gaúchos foi o objetivo da pesquisa desenvolvida por estudantes do curso de Psicologia da Universidade de Passo Fundo (UPF), na disciplina Pesquisa em Psicologia. O projeto de pesquisa " Efeitos da pandemia de Covid-19 na saúde mental dos gaúchos" foi orientado pela professora Dra. Maristela Piva.

Um dos muitos sintomas causados pela Covid-19 é a dificuldade na respiração ou a falta de ar. A doença afeta predominantemente e de forma aguda o sistema respiratório, entretanto, a longo prazo, as sequelas demonstram restrição da condição cardiopulmonar e física, gerando um impacto na qualidade de vida da pessoa que estava infectada pelo vírus. Visando contribuir com a recuperação de quem enfrentou os desafios impostos pelo Coronavírus, a Universidade de Passo Fundo oferece atendimento gratuito à pacientes pós-Covid-19 para maior ganho de capacidade funcional. O serviço é realizado pelo Laboratório de Ergoespirometria e Cardio-Pneumologia, ligado à Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff) da Instituição.

Além dos sintomas e sequelas no sistema cardiopulmonar, médicos do mundo todo já relataram uma série de diferentes sintomas, que podem ou não se manifestar nos infectados. Entre esses sintomas estão as lesões de pele. Ainda no início de maio, o jornal espanhol El País apresentou uma matéria sobre um artigo publicado no British Journal of Dermatology. Assinado pela professora Cristina Galván Casas e sua equipe, da Academia Espanhola de Dermatologia e Doenças Venéreas (AEDV), o artigo sugeria a associação do coronavírus com cinco tipos de manifestações cutâneas diferentes. Artigos como esse serviram como base para que acadêmicos do curso de Medicina da UPF dessem início a um estudo de revisão sobre as manifestações cutâneas da Covid-19. A ideia, segundo os estudantes, surgiu após uma aula da disciplina de Seminário Interdisciplinar, em que os acadêmicos leram artigos de revisão e relatos de casos sobre as manifestações cutâneas mais prevalentes no coronavírus.

Em maio de 2020, após a primeira versão ser concluída, o protótipo de respirador de baixo custo desenvolvido por professores e técnicos da Universidade de Passo Fundo avançou para sua terceira etapa e os pesquisadores deram início ao protocolo de testes em animais. Com o auxílio de médicos veterinários do Hospital Veterinário da Instituição e acompanhado de perto por um médico pneumologista, o respirador foi testado em suínos, em duas etapas

Uma das maiores preocupações em todo o mundo, relacionadas à Covid-19, é a proteção de profissionais da área da saúde, que atuam na linha de frente no combate da doença viral. Médicos e enfermeiros intensivistas, cirurgiões, anestesiologistas além de profissionais socorristas e paramédicos são alguns exemplos da grande relação de trabalhadores que precisam de proteção redobrada, especialmente pelo contato próximo com infectados pela doença. E foi pensando nessas questões, que o professor da Faculdade de Medicina da UPF, Dr. José Roberto Grisolfi colocou as mãos à obra, para confeccionar um equipamento que fosse leve, confortável, fácil de vestir e fabricar, descartável e, claro, eficiente. O resultado foi uma espécie de capacete.


Em mais um exemplo de atuação, a Universidade, por meio da Fábrica Experimental de Desenvolvimento de Software (FabSoft) está auxiliando no desenvolvimento de um software para que as secretarias de saúde possam fazer a gestão dos casos da Covid-19.