UPF Serviços

UPF realiza testes para detecção da covid-19

12/05/2021

10:04

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Além do RT-PCR, a Universidade oferece o Antígeno e outros exames para a detecção do SARS-CoV-2

Desde o início da mobilização nacional para o enfrentamento da covid-19, a Universidade de Passo Fundo (UPF) atua em diferentes frentes no combate à pandemia de Coronavírus. Reiterando o compromisso da UPF na prevenção, no combate, na mitigação e na contenção da covid-19, a Instituição oferece à comunidade o RT-PCR (Real Time Polymerase Chain Reactions) e, a partir de agora, o Antígeno para a detecção do SARS-CoV-2, com resultado em 30 minutos e ainda com pesquisa de Anticorpos por meio de teste rápido e sorologias. 

Sobre os métodos criados para o diagnóstico da infecção pelo SARS-CoV-2, dentre os exames disponíveis, um dos mais importantes é o teste molecular (RT-PCR), exame de alta performance, que diferencia um paciente infectado do não-infectado. Por isso, o RT-PCR é considerado o exame ideal para diagnóstico da Covid-19. 

Além do RT-PCR, a partir de agora, a Universidade também realiza o Antígeno, um exame imunológico que avalia a proteína viral no organismo. Sua metodologia é a da imunocromatografia, que consiste na geração de cor a partir de uma reação entre o antígeno e o anticorpo. É um teste rápido que gera o resultado em até 30 minutos, no entanto possui sensibilidade inferior ao teste de RT-PCR.   

Confira a diferença entre os testes e informações para acessar os serviços:

RT-PCR 
É uma metodologia padrão ouro, que utiliza uma das tecnologias mais poderosas da biologia molecular para detectar diretamente o SARS-CoV-2 na secreção respiratória do paciente. A principal vantagem do RT-PCR tem sido sua velocidade e a alta sensibilidade, ou seja, são altamente sensíveis na detecção de vírus em uma amostra.

Amostra:  secreção de nasofaringe
Quando coletar: do 3º ao 7º dia
Resultado: de 24 a 72 horas

Antígeno 
O antígeno é um exame alternativo ao RT-PCR. A coleta pode ser feita a partir do 3º dia, após o primeiro sintoma, até o 7º dia. É um teste de resultado rápido, que detecta o vírus ativo no organismo contribuindo para a adoção da conduta médica na fase aguda da doença.

Amostra: secreção de nasofaringe
Quando coletar: a partir do 3º dia, após o primeiro sintoma, até o 7º dia
Resultado: entre 20 e 45 minutos

Anticorpos IgG e IgM (teste rápido) para Sars-Cov-2
O teste anticorpos IgG e IgM (teste rápido) usa como método a imunocromatografia para identificar contato com o vírus da covid-19. Deve ser utilizado após 15 dias de contato para avaliação de possível imunidade.
Amostra: punção digital
Quando coletar: Após o 15º dia da suspeita
Resultado: em 30 minutos

Sorologias para Sars-Cov-2 (Anticorpos IgG ou IgM, Anticorpos totais, Imunoglobulinas totais)
O teste de sorologia é utilizado para determinar a dosagem quantitativa de anticorpos, possibilitando a avaliação de imunidade do vírus da Sars-Cov-2. 
Amostra: sangue
Quando coletar: Após o 15º dia da suspeita

Anticorpos neutralizantes (Teste de neutralização Sars-Cov-2)
Exame que simula in vitro o potencial de neutralização do vírus Sars-Cov-2, impedindo a entrada do vírus nas células e a infecção. Usa a metodologia da enzimaimunoensaio e investiga possível imunidade protetora.
Amostra: sangue
Quando coletar: preferencialmente após 15 dias do início dos sintomas ou da confirmação da infecção por RT-PCR, ou 21 dias após vacinação.

Sequenciamento Genômico do vírus Sars-Cov-2
O sequenciamento genômico tem como objetivo principal avaliar se o vírus possui mutações em seu material genético que o caracterize como uma cepa variante.
Amostra: secreção de nasofaringe
Quando coletar: Para realização do exame é necessário que o paciente esteja com Covid-19 e que tenha um exame RT-PCR detectado com CT até 30.
Resultado: em 25 dias úteis

Como buscar o serviço
Os testes estão sendo realizados pelo Laboratório de Análises Clínicas Escola, no prédio do curso de Farmácia, Campus I. Os agendamentos devem ser feitos pelo telefone (54) 3316-8310, ramal 8602.