Ensino

A diversidade de vivências na pandemia transformada em retratos

10/12/2020

08:06

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Acadêmica do curso de Artes Visuais da UPF colocou no papel as várias faces vivenciadas por estudantes durante o período de isolamento

Em um esforço coletivo para chegar até os estudantes, ouvi-los e ajudá-los, dentro das possibilidades, a Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Comissão de Permanência, do Setor de Atenção ao Estudante (Saes) e do Observatório da Juventude, Educação e Sociedade, acompanhou a diversidade de vivências pontuadas ao longo de mais de nove meses de aulas remotas. Atenta a esse período, a estudante de Artes Visuais, Dienifer Risson, lançou um olhar diferenciado para as vivências compartilhadas por outros acadêmicos em função da pandemia. O resultado é uma série de desenhos que mostram a rotina, os desafios e os esforços para acompanhar as atividades acadêmicas.

Para colocar no papel e transformar essas realidades em retratos, Dienifer contou com o apoio da equipe, professores e funcionários e também dos estudantes que aceitaram participar da experiência. Ela lembra que foi um trabalho conversado e criado em conjunto, com longas horas de produção. “Sei que nesses desenhos não conseguimos englobar todas as realidades, mas pegamos um pouco de cada cenário, característica, e dificuldade, para que de alguma forma consigamos contemplar o maior número de pessoas. Cada um foi pensado e elaborado em conjunto”, destaca.

Dienifer explica que, no desenho, é possível ver uma tela de vídeochamadas, muito comum a todos nesse momento, que mostra cinco personagens. Cada um deles apresenta uma realidade que não aparece na sua tela quando em aula. “Olhando mais adiante, encontramos o personagem e sua respectiva realidade, sem nomes ou títulos, deixamos a critério do observador denomina-los”, pontua, ressaltando que as situações colocadas nos desenhos foram baseadas em um compilado de relatos da Comissão de Permanência, que trabalha diretamente com os acadêmicos

Segundo a estudante, o objetivo do trabalho é representar todo o esforço e dedicação que cada pessoa vem fazendo dentro da Instituição a partir da nova realidade trazida pela pandemia da Covid-19. As atividades remotas, o desafio de transformar o presencial em on-line, as dificuldades de acesso à internet, o cuidado com os familiares, tudo isso trouxe uma perspectiva diferente para cada pessoa.

Para o vice-reitor de Graduação, professor Dr. Edison Alencar Casagranda, com muita sensibilidade, Dienifer retratou diversas realidades que a Instituição escuta e as expressou com um talento que não poderia ser traduzido por qualquer palavra. 

Segundo ele, o contexto de dificuldades, trazido pela pandemia, dificultou muitas tarefas, no entanto, não as impediu de acontecer. “Nosso enfrentamento à pandemia ultrapassou as recomendações sanitárias básicas de distanciamento, higienização e uso de máscara: nós também enfrentamos a pandemia continuando a fazer educação de qualidade, produzindo conhecimento e trabalhando em conjunto com a sociedade para a superação do momento presente da melhor maneira possível. Por isso, o trabalho feito pela nossa acadêmica é de extrema importância e nos deixa felizes por saber que formamos bons profissionais, mas também pessoas que se importam com a sociedade”.