Visitas institucionais

Conexões pela inovação: comitiva de Mato Grosso conhece a estrutura do UPF Parque

06/04/2022

17:04

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima

O grupo está em missão técnica pelo RS para conhecer e construir conexões com os polos de inovação que são referência no estado

Uma comitiva formada por lideranças do município de Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, visitou a estrutura da Universidade de Passo Fundo (UPF) e do Parque Científico e Tecnológico (UPF Parque), nesta terça-feira, 5 de abril. O grupo realiza uma missão técnica no Rio Grande do Sul a fim de conhecer e construir conexões com os principais polos de inovação do estado.

A primeira parte do encontro ocorreu na Sala dos Conselhos, no prédio do Centro Administrativo, Campus I. Os visitantes foram recepcionados pela reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, pelo vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Assuntos Comunitários, Dr. Rogerio da Silva, o vice-reitor administrativo, Dr. Antônio Thomé, a head de Estratégia e Relacionamento com o Mercado do UPF Parque, Cassiane Chais, e pelo gestor de Inovação do Programa Startup LAB, Luiz Fernando Cauduro Telles. No UPF Parque a comitiva conheceu a empresa Stara e foram recebidos pelo coordenador de sistemas, Felipe Graeff.

A reitora parabenizou a iniciativa do grupo. “Acredito muito nessas conexões. É muito bom conhecer um pouco da história desse município e região. Muito bacana a iniciativa de vocês de estarem juntos, isso já mostra o interesse, a grandiosidade, a perspectiva de futuro que vocês têm. Espero que a gente possa pensar em projetos conjuntos a partir daqui”, disse a reitora, ao pontuar. “A UPF nasceu há 53 anos e cresceu com essa perspectiva de desenvolvimento regional. Foi uma iniciativa de visionários da época em que nos tornamos, enquanto região, o que somos hoje. Seguimos firmes no propósito de uma educação qualificada e dessa articulação forte com a pesquisa, a extensão e a inovação”, destacou.

Segundo o head de Inovação e coordenador do GPSATi, Inova La Salle, do Centro Universitário La Salle de Lucas do Rio Verde, Vitor Angelo Pozzatti Righi, desde 2018 são realizadas ações para desenvolvimento do ecossistema de inovação do município. “Agora conseguimos fazer com que a maior parte da cidade entendesse esse projeto e o benefício dele, então criamos essa missão técnica no RS. Já estivemos aqui na UPF em 2018 e agora com esse grupo maior para o pessoal conhecer e entender o que é um parque tecnológico, uma incubadora, uma aceleradora, uma pré-incubação, quais os modelos de gestão para todo mundo ter a mesma visão e tentar construir um modelo regional no nosso município”, afirmou.

Além do coordenador, acompanhou a comitiva a equipe administrativa da Faculdade La Salle Lucas do Rio Verde, o secretário municipal, o coordenador de desenvolvimento, vereadores, representante do Sebrae, empresários e representantes de instituições bancárias do município.