Geral

Colóquio Nacional de Direitos Humanos debate “Direitos humanos e pandemia covid-19”

08/06/2021

09:47

Por: Assessoria de Imprensa

Abertura do evento foi realizada na noite de segunda-feira, 7 de junho, de forma on-line

O IX Colóquio Nacional de Direitos Humanos, realizado de 7 a 10 de junho, ocorre de forma on-line e debate os “Direitos humanos e pandemia covid-19”. O evento é promovido pela Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo, com o apoio da Universidade de Passo Fundo (UPF), UFFS, FABE e IFSUL. O objetivo do evento é debater de forma ampla, aberta e plural a relação entre resistência e direitos humanos. O evento também é uma homenagem aos 100 anos de Paulo Freire.

Vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e
Assuntos Comunitários da UPF,
professor Dr. Rogerio da Silva

A abertura do evento foi realizada na segunda-feira, 7 de junho, e contou com a participação de diversas autoridades e lideranças sociais. O vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, professor Dr. Rogerio da Silva, representando a Reitoria, destacou o tema do evento e as quase quatro décadas de atuação da Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo. “Destaco os 37 anos da Comissão de Direitos Humanos, que é uma das comissões mais antigas, com mais tempo de atuação, de forma contínua, aqui no Rio Grande do Sul e no país. Uma trajetória de quase quatro décadas de uma grande luta, sempre ao lado dos direitos humanos”, enfatizou o vice-reitor, salientando a importância do tema do evento. “Quero cumprimentar a todos que se envolveram e que mesmo neste período de pandemia tiveram a coragem de oferecer esse Colóquio, que vai debater a saúde, neste momento de covid-19, quando nos aproximamos de quase 500 mil vítimas fatais”, disse Silva.

O primeiro dia do evento também contou com a Entrega do Prêmio Direitos Humanos a Pedro Hallal, ex-reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e coordenador da pesquisa Epicovid, maior estudo epidemiológico sobre coronavírus no Brasil, e ao Comitê Popular por Saúde, Democracia e Direitos. Além disso, teve a conferência de abertura que abordou o tema do Colóquio com Ardigò Martino (Unibo, Itália).

Participam do Colóquio estudantes de graduação e de pós-graduação, professores do ensino superior e da educação básica, profissionais, lideranças de movimentos populares, entre outros. O Colóquio é aberto a comunidade em geral e está sendo transmitido pelo canal da UPF Online no Youtube. Mais informações pelo site www.coloquio.cdhpf.org.br.