Universidade

Centro de Pesquisa em Alimentação da UPF comemora 40 anos de atividades

22/10/2025

10:26

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima e Camily Borba

Em quatro décadas de atuação, o Cepa se consolidou como uma referência no Rio Grande do Sul, com mais de 2 milhões de análises realizadas

Criado em 1985, com a finalidade de garantir confiança nas análises que impactam diretamente a saúde pública, o meio ambiente e a cadeia produtiva, o Centro de Pesquisa em Alimentação da Universidade de Passo Fundo (Cepa/UPF) comemora, em 2025, 40 anos de atuação. As quatro décadas de atividades foram celebradas nessa terça-feira, 21 de outubro, em um encontro que reuniu gestores, funcionários, professores, clientes e parceiros.

Ao longo dos 40 anos, o Cepa se consolidou como uma referência no Rio Grande do Sul. Com mais de 1,5 mil clientes de todo o Brasil, é considerado o laboratório de análise de alimentos com maior portfólio analítico do Sul do país, ao oferecer mais de 250 tipos de ensaios, sendo 88 acreditados em diversos órgãos, como Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), e ter realizado mais de 2 milhões de análises ao longo da sua trajetória. Com uma equipe de 35 colaboradores e o suporte de professores e pesquisadores da Universidade, o Cepa atua em seis laboratórios distintos, oferecendo soluções nas áreas de alimentos, nutrição animal, cereais e meio ambiente. Somente em 2024, foram cerca de 40 mil análises realizadas.

Durante a solenidade, o gerente de Prestação de Serviços da UPF, Clóvis Tadeu Alves, destacou a relevância do trabalho coletivo que construiu a história do Cepa. “Nesses 40 anos, o Cepa se consolidou como um pilar fundamental, atuando com excelência nas análises que garantem segurança e qualidade aos nossos clientes. Essa trajetória é marcada por inovação, dedicação e pelo compromisso de toda a equipe. Seguiremos investindo em novos equipamentos e estratégias de atendimento e desejamos que os próximos 40 anos sejam marcados por muitas parcerias de sucesso”, comentou.

A reitora da UPF, Bernadete Maria Dalmolin, ressaltou o papel do Cepa como resultado da pesquisa universitária e da missão institucional de contribuir para o desenvolvimento regional. “Os serviços que o Cepa oferece são fruto da pesquisa científica da Universidade. Eles nasceram a partir de estudos e da construção de espaços laboratoriais qualificados, capazes de responder às necessidades da sociedade. Ter laboratórios sérios e certificados é essencial para a segurança pública, especialmente no contexto da segurança alimentar”, afirmou, ao destacar o impacto do trabalho do Cepa na promoção da saúde. “Quando falamos em saúde, não se trata apenas de consultas ou hospitais, mas também de garantir a qualidade dos alimentos e de toda a cadeia produtiva. O Cepa cumpre esse papel com excelência, contribuindo para a estabilidade do nosso ecossistema de saúde”, complementou a reitora.

O encontro contou com a presença do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UPF, Antônio Thomé, do presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo, Mauro Rizzardi, e de Eduardo Hamel, coordenador dos Conselhos Municipais da Prefeitura de Passo Fundo. Na ocasião, também foram homenageados os colaboradores que ajudaram a construir a trajetória do Centro, com destaque para os funcionários mais antigos.

INSCREVA-SE