Por: Gustavo Dória
Fotos: Divulgação/UPF
Estudantes da UPF desenvolvem projeto publicitário para costureiro de Erechim. Aliando teoria e prática na disciplina de Planejamento de Campanha, projetaram para Babu a realização de um sonho
A publicidade e a propaganda vão muito além de simplesmente divulgar um produto. Consistem na construção sólida da imagem de uma empresa, de uma entidade e até mesmo de uma pessoa. Foi isso que cinco alunos do quarto nível de Publicidade e Propaganda da Universidade de Passo Fundo (UPF) desenvolveram no projeto final da disciplina de Planejamento de Campanha, ministrada pelo professor Ciro Gusatti.
O grupo, formado pelos acadêmicos Juliana Predebon, Luana Santos, Lucas Tonatto, Marina Delavechia e Nicole Pereira, escolheu fazer o trabalho com um costureiro chamado Babu, que veio de Gâmbia, na África, para o Brasil e atualmente mora em Erechim, no norte do estado do Rio Grande do Sul. O objetivo do projeto foi criar uma campanha publicitária, e, com esse propósito, pensaram em vários clientes; após cuidadoso estudo, chegaram ao costureiro Babu, como conta Lucas Tonatto. “Percebemos que ele necessitava de comunicação em razão de ainda ter um atelier pequeno”, comenta.
Produção
O trabalho começou a ser desenvolvido com auxílio das redes sociais, relata Nicole. “Trabalhamos principalmente com Facebook, desenvolvemos peças de comunicação, como cartão de visita, sacola, logo e etiqueta, que ele ainda não tinha. O resultado aplicado na página foi bem positivo”, enfatiza. Conforme a acadêmica, o projeto foi desenvolvido durante todo o semestre e teve algumas dificuldades. “Da teoria para a prática, nós encontramos vários obstáculos que tivemos que contornar. O Babu facilitou a ação, pois deu carta branca para fazermos alterações na marca dele. Tudo foi pensado e analisado para a satisfação do costureiro e dos clientes”, afirma a acadêmica.
A ideia foi construir a imagem de um costureiro profissional. Babu costura há mais de 17 anos, mas, quando chegou ao Brasil, teve que trabalhar em áreas diferentes por falta de oportunidade. Ele sonha em ser um costureiro famoso e vê nesse projeto a oportunidade de concretizar seu sonho. O grupo construiu um vídeo contando a história e mostrando também o trabalho do Babu, para aproximá-lo da comunidade. “O alcance do vídeo chegou a 25 mil pessoas, 189 curtidas, 113 compartilhamentos e aproximadamente 9 mil visualizações”, comenta Lucas, avaliando o alcance do audiovisual.
Para o professor Ciro Gusatti, o trabalho voluntário dos estudantes reflete também uma questão social e ganhou notoriedade ao alcançar 25 mil pessoas para uma cidade de 100 mil habitantes como Erechim. “Em torno da proposta, vemos a diferença de um costureiro que trabalhava sem estrutura nenhuma de comunicação e, agora, solidifica a sua imagem como um grande atelier”, enfatiza.
Credibilidade
A confiança que o costureiro Babu depositou nos estudantes foi de extrema importância para o aprendizado da futura profissão, declara Nicole. “Pela primeira vez, eu me senti uma publicitária, tive o gosto de sentir como é ser uma profissional, de fato”, disse. Para a acadêmica Marina, foi muito gratificante desenvolver este trabalho. “Todo o esforço e o tempo que gastamos dão resultados. Estamos realizados com a experiência”, enfatiza ela. Também integrante do grupo, Juliana destaca o impacto causado pelo projeto. “Essa relação que criamos com o Babu foi uma questão social, e, para nós, foi importante não apenas como alunos e publicitários, mas também como pessoas”, finaliza.
O quarto semestre chegou ao fim, mas o grupo pretende dar continuidade ao projeto, auxiliando o costureiro Babu a utilizar as ferramentas que as redes sociais disponibilizam. Além disso, os estudantes pretendem trabalhar com a identidade visual, auxiliando na impressão de materiais, como as etiquetas e a fachada do atelier, mantendo a identidade criada para Babu durante o projeto.
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