Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Gelsoli Casagrande
Comunidade poderá realizar avaliações gratuitas com o objetivo de identificar possíveis alterações e receber orientações de cuidados com a voz
Para celebrar o Dia Mundial da Voz, comemorado no dia 16 de abril, o curso de Fonoaudiologia da Universidade de Passo Fundo (UPF) realiza, ao longo desta semana, uma série de ações de conscientização. Nesta terça-feira, 17 de abril, as acadêmicas do sétimo nível do curso iniciaram atendimentos gratuitos aos professores, funcionários e acadêmicos da UPF e também à comunidade acadêmica. Os atendimentos têm o objetivo de avaliar como está a voz, identificar possíveis alterações e realizar orientações de cuidados com a mesma.
De acordo com a coordenadora da atividade, professora Patrícia Zart, muitos problemas de voz, que parecem apenas disfunções, podem identificar patologias, por isso a importância de se realizar avaliações. “Um exemplo de patologia que pode estar relacionada com distúrbios na voz é o câncer. O grande motivo de a campanha nascer é a gente tentar identificar precocemente distúrbios de voz que podem estar relacionados ao câncer. Nosso objetivo nos atendimentos é identificar todas as queixas, todos os distúrbios de voz que podem estar dificultando a comunicação de uma pessoa ou até mesmo interferindo no trabalho. É uma campanha ampla”, explicou.
Dia Mundial da Voz
Celebrado anualmente, o Dia Mundial da Voz é uma campanha iniciada no Brasil, em 1999, que tem o objetivo de promover a conscientização da população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde, bem como realizar conscientização de sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe, que podem comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos.
A celebração do Dia Mundial da Voz é de extrema importância e representa uma oportunidade única de disseminar conhecimento, orientar a população, promover ações de saúde e auxiliar no encaminhamento adequado de problemas potenciais ou reais. “Mais de 60 países adotaram essa campanha e a cada ano a gente consegue identificar inúmeros casos de problemas vocais e encaminhar para o tratamento adequado. A gente consegue melhorar a capacidade vocal de muita gente com essa campanha”, reforçou a professora.
Quem tiver interesse pode realizar sua avaliação nesta terça à noite, das 20h às 21h30min ou na quarta-feira, das 19h30min às 20h30min. Os atendimentos são realizados na Clínica de Fonoaudiologia, junto ao prédio do curso de Fonoaudiologia, no Campus I da UPF. Também é possível agendar o atendimento pelo telefone (54) 3316 8498.
Notícias relacionadas