Notícias UPF

Aplicativo para vendas e compras on-line é criado por estudantes da UPF Casca

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Divulgação

O aplicativo gratuito Brique Esperto está sendo desenvolvido por acadêmicos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e será lançado em breve

O Brique Esperto é um novo aplicativo voltado para vendas ou compras on-line de produtos ou serviços. A iniciativa foi desenvolvida pelos estudantes do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UPF Casca, Eduardo de Bastiani Mior e Roger Migliavacca Brusamarello. Em breve, o aplicativo será lançado e estará disponível ao público.

O aplicativo foi desenvolvido no trabalho de conclusão de curso dos acadêmicos, que perceberam a necessidade de um aplicativo que concentrasse anúncios de compra ou venda. A iniciativa é semelhante a grandes plataformas de vendas on-line existentes no país e grupos de “brique” e “desapego” nas redes sociais, mas com foco regional. “Analisamos e estudamos o mercado e percebemos o potencial dos grupos de desapego. Praticamente todas as cidades da região possuem um grupo com essa finalidade de divulgar produtos, publicar anúncios de venda e de recomendações. Notamos que as pessoas estavam em 5, 10, 15 grupos diferentes, publicando o mesmo anúncio em cidades diferentes. Desenvolvemos esse aplicativo para suprir essa necessidade e juntar essas ofertas espalhadas em um único lugar”, explica um dos estudantes envolvidos na criação do aplicativo, Eduardo de Bastiani Mior.

O Brique Esperto oferece uma variedade de funcionalidades como criação de anúncio (imagem, preço, descrição, categoria, cidade e localização do produto ou serviço), área de busca, perfil do usuário com histórico de busca e favoritos, além de espaço para lojas oficiais parceiras, que queiram aparecer no mapa da cidade ou região desejada. Os usuários também terão a opção de compartilhar o anúncio do produto ou serviço nas redes sociais ou enviar o link. “Os professores do curso ajudaram e deram sugestões para moldar o aplicativo, que visa suprir a dificuldade das pessoas em anunciar e vender seus produtos, ou daquelas que têm receio de publicar em grandes plataformas de venda on-line, preferindo publicar em um espaço com foco mais regional”, salienta Mior.

O conhecimento adquirido no curso pelos acadêmicos foi colocado em prática. “Esse produto é completo, estruturado, onde os alunos se dedicaram para pensar na área administrativa, de segurança e de usabilidade aos usuários. Eles conseguiram demostrar todo o aprendizado e conhecimento adquirido durante os seis semestres do curso, pensando soluções com possibilidade de serem comercializadas no mercado”, enfatiza a coordenadora adjunta do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UPF Casca, professora Me. Tainara Lucateli Bernardi. 

A tecnologia inovadora e segura facilitará a vida das pessoas. “As tecnologias utilizadas no aplicativo são modernas e condizentes com o mercado atual. Para nós, professores, é satisfatório quando temos alunos preocupados em desenvolver produtos que venham facilitar e contribuir com a vida da sociedade, possibilitando o empreendedorismo aos nossos estudantes antes mesmo da conclusão do curso”, destaca a coordenadora adjunta do curso.