Ensino

A biologia e a ciência são debatidas na UPF

17/09/2019

16:55

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

XXII Semana Acadêmica do curso de Biologia aborda temáticas relacionadas a diversas áreas

Com o objetivo de promover o conhecimento científico relacionado aos diversos segmentos da biologia, o Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (ICB/UPF) deu início, na noite de segunda-feira, 17 de setembro, à XXII Semana Acadêmica da Biologia. O encontro ocorreu no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac), no Campus I UPF. 

A palestra de abertura abordou o tema “Alcoolismo e neurociência”, com o médico-veterinário e pesquisador Dr. Thiago Acosta Oliveira. Conforme o pesquisador, embora tenha uma relação de muito tempo com o álcool, o homem passou a consumir mais a droga após a revolução agrícola. 

Para a pesquisa, Oliveira optou por estudar o comportamento dos peixes por meio da espécie “Peixe Zebra”, o que foi feito no Laboratório de Fisiologia de Peixes da UPF. “Fazemos a exposição do animal ao álcool e temos alguns parâmetros para fazer uma relação com os seres humanos. Durante o período de retirada do álcool, o indivíduo pode ficar mais ansioso, em razão da falta da droga, e esses parâmetros são passíveis de observação no peixe, que expressa comportamentos semelhantes aos do ser humano. O comportamento de ansiedade quando se retira a droga do animal é elemento importante e se revela semelhante ao que acontece com o ser humano quando fica na abstinência. O mesmo ocorre quando o peixe ingere novamente o álcool, pois ele apresenta redução na ansiedade, ocorrendo a desinibição, reação idêntica à percebida no ser humano”, comentou. 

Presente na abertura do evento, o vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, professor Dr. Rogerio da Silva, destacou a importância da Semana Acadêmica para a formação dos estudantes. “A gente reforça o conhecimento que não está somente em sala de aula, são 22 anos consecutivos fazendo a Semana Acadêmica da Biologia, e a gente sabe do esforço, da dedicação e do trabalho que dá em promover um evento como esse, mas vale muito a pena, estão todos estão de parabéns”, disse. 

Protagonismo estudantil 
O evento, organizado pelos acadêmicos dos cursos de Biologia, bacharelado e licenciatura, promove discussões sobre temas atuais em debate na sociedade científica, de maneira a estabelecer uma reflexão crítica. “Parabenizo a todos, esse é um momento muito importante feito pelos e para os acadêmicos. Olhando a programação, percebemos que falar de biologia é falar da vida e são várias temáticas interessantes”, disse a diretora do ICB, professora Dra. Marilene Rodrigues Portela.  

Um dos coordenadores do evento, professor Dr. José Eduardo Vargas,  relatou  que estão programadas palestras com pesquisadores nacionais e internacionais por meio de videoconferências com o objetivo de integrar o conhecimento. “O objetivo principal da Semana Acadêmica é a divulgação científica. Nós abrangemos várias áreas, tanto animal quanto vegetal, como seres humanos, convidamos pesquisadores nacionais e internacionais para participar do evento”, frisou. 

Para o estudante Lucas K. Risson, participar da Semana Acadêmica faz parte de sua formação enquanto acadêmico. “Acredito que o envolvimento em um projeto assim será muito importante para nossa formação, dentre outras razões, porque aprendemos a organizar o evento em diferentes aspectos, que contemplam desde a escolha dos palestrantes até a parte econômica”, afirmou. 

O evento também contribui para a integração e a atualização dos acadêmicos e profissionais, promovendo encontro com profissionais de outras instituições que atuam nas áreas envolvidas nas discussões da Semana Acadêmica. Além disso, valoriza as potencialidades regionais, estimulando o conhecimento de novas metodologias de trabalho. “Ao olharmos o auditório repleto, não há como deixar de registrar a imensa emoção nesta abertura do evento. Tenho certeza de que todos sairão gratificados por terem participado da XXII Semana Acadêmica da Biologia”, disse uma das coordenadoras da atividade, professora Dra. Michelle Helena Nervo. 
A segunda palestra da noite de abertura foi proferida por Rodrigo Machado, que abordou o tema “Recursos pesqueiros”. A programação da XXII Semana Acadêmica segue até o dia 19 de setembro, com minicursos e palestras. O evento encerra com a palestra “ Mulheres na ciência: uma verdade inconveniente”, com Márcia Cristina Bernardes Barbosa. 

Confira a programação completa:

Terça-feira – 17 de setembro
Minicursos: das 19h20min às 22h30min - local: ICB 
O que significa educar pela ciência de hoje? - com Gerson Luis Trombetta 
O uso de softwares na produção de artigos científicos – com Carlos Esequiel de Lima Toffolo

Quarta-feira – 18 de setembro 
Minicursos: das 14h às 17h30min - local: ICB 
Taxidermia – com Élinton Luis Rezende 
Agricultura Sustentável – com Ricardo Nascimento
Licenciamento Ambiental – com Fernando Wons

Palestras: das 19h20min às 22h35min - local: Feac 
Desenvolvimento neural e tumoral: a importância do endotélio vascular – com Franciele Cristina Kipper 
Câncer de mama inflamatório: um câncer incomum – com Emilly Schlee Villodre

Quinta-feira – 19 de setembro 
Minicursos - das 14h às 17h30min - local: ICB 
Manejo de serpentes - com Simone Nunes 
Plantas medicinais e as PANCs – com Kassiane Helmicki 
Os vários métodos de fazer reciclagem orgânica – com José Teixeira Belém

Palestras - das 19h20min às 22h35min - local: Feac 
Mulheres na ciência: uma verdade inconveniente - com Márcia Cristina Bernardes Barbosa Ansiedade: neurobiologia e prevenção - com Gustavo Kellermann Reolon