Extensão

Vivências artísticas no ambiente virtual

15/09/2020

16:09

Por: Thaiane de Almeida/MAVRS

Fotos: Divulgação MAVRS

Produção de mandalas on-line estimula a criatividade das participantes do projeto “Arteterapia”

Dando continuidade às atividades de forma remota, a oficina de Arteterapia, que integra o projeto de extensão “Agência de Artes Visuais” da Universidade de Passo Fundo, e que conta com a parceria do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider, ligado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, desafiou as participantes a explorar a capacidade criativa a partir da criação de mandalas.

A proposta da oficina de refletir acerca da simbologia das mandalas teve inspiração nos escritos de Jean Shinoda Bolen, autora do livro “O Milionésimo Círculo”. Nele, Bolen escreve que “a arte atemporal de participarmos de círculos, articulada de forma essencial, renova a visão e revela um caminho”. Neste sentido, cada integrante pôde se aproximar de seu universo interno e particular, de modo a promover um viver mais harmônico e prazeroso em seu cotidiano.

De acordo com a professora Me. Marilei Teresinha Dal Vesco, coordenadora da oficina de Arteterapia, “cada participante soube aproveitar as particularidades dos materiais, das cores e das formas e, assim, atribuir significados às mandalas e vivenciar a arte”. Para a confecção das mandalas foram utilizadas bulas de remédio, caixas de medicamentos e blisters. 

O grupo conduzido por Dal Vesco é formado por mulheres da terceira idade e busca incentivar iniciativas que visam à sustentabilidade, à preservação do meio ambiente e à importância das relações humanas. Para tanto, são utilizados recursos das artes visuais, bem como da música e dos demais mecanismos dramáticos que integram a arteterapia. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail mavrs@upf.br ou pelo fone (54) 3316-8586.