Extensão

MAVRS e SESC Passo Fundo mediam a exposição A Imagem da Palavra

01/09/2022

11:23

Por: Fernanda Lima

Fotos: Jean Bender

O Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), vinculado a Universidade de Passo Fundo (UPF), em parceria com o SESC Passo Fundo, apresentam a exposição “A Imagem da Palavra” da artista Ruth Schneider. A mostra faz parte da 16° Primavera de Museus, evento que ocorre em todo o território nacional, sendo coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). 

Neste ano, com o tema “Independências e museus: outros 200, outras histórias”, a iniciativa propõe renovar os olhares sobre este fato histórico, sob a ótica da diversidade cultural, da liberdade de pensamento, da inclusão, da pluralidade de experiências e de interpretações.

Segundo Jessica Colet, curadora da exposição, a proposta traz a necessidade de explorar diferentes visões da produção visual da artista, apresentando como ela utiliza a escrita como um recurso visual em suas obras. “Em um contexto em que o discurso verbal e o imagético se complementam e se fundem em um mesmo enunciado torna-se evidente a plasticidade da palavra, que pode ser dotada da mesma força criativa da linguagem visual”, destacou.

A partir da exposição, o Museu aproveita a oportunidade para divulgar e democratizar o acervo da artista que dá nome a sua instituição, dessa forma, a proposta arca também com uma função didática, propondo diálogos e oportunizando o pensar acerca da temática direcionada, a qual pode ser abordada com diversos desdobramentos no projeto expositivo.

Ao todo são nove obras da artista exibidas no local. A exposição fica disponível até 30 de setembro. 

Outras ações
Para a próxima semana está previsto a abertura da exposição “Chegadas e Partidas: as memórias das locomotivas por Glauco Pinto de Moraes” na Biblioteca Central do Campus I da Universidade de Passo Fundo. O projeto também faz parte da 16° Primavera de Museus e ainda propõe uma ação educativa de interatividade através de um jogo didático sobre a história do município.