Extensão

MAVRS inicia processo de transição das obras

13/06/2023

13:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Acervo, que ficará sob a guarda da UPF, será transferido aos poucos para a preservação e cuidado das obras

O Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) representa um patrimônio histórico e cultural de grande importância para Passo Fundo e região. Por isso, o cuidado e a atenção dedicados ao acervo são ações constantes da Universidade de Passo Fundo (UPF). A partir do mês de junho de 2023, o acervo ficará sob guarda da pró-reitoria Acadêmica, via Diretoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários e do Instituto de Humanidades, Educação, Ciências e Criatividade (IHCEC). Para isso, nesta semana, as equipes iniciaram o processo de transição das obras para a nova sede, localizada no andar térreo do prédio D3, com acessibilidade e estacionamento, no Campus I da UPF.  

Neste primeiro momento são transferidos alguns móveis, parte do setor educativo, setor de montagem e administrativo. O novo espaço contará com uma reserva técnica preparada com equipamentos adequados para receber o acervo de obras e documentação, climatização e controle de umidade. Além disso, serão duas salas expositivas; setor educativo com capacidade para receber agendamentos e oferecer oficinas; setor de pesquisa com computadores e biblioteca; setor administrativo e setor de montagem de exposições. De acordo com a equipe que organiza o novo espaço, algumas obras de arte que compõem o acervo externo do MAVRS, também poderão ser apreciadas no Jardim do Campus I. 

Para a professora Dra. Adriana Bragagnolo, diretora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, a mudança de local está sendo feita com muito cuidado por todos os envolvidos, uma vez que tanto a UPF, quanto a Prefeitura de Passo Fundo, buscam o zelo pelo patrimônio cultural da cidade. “Como universidade comunitária, a UPF tem um olhar importante à democratização da arte, da história e da cultura, com intencionalidade pedagógica. Isso significa manter o museu vivo para a comunidade com processos formativos para as diferentes idades da vida e diferentes públicos”, observa, destacando que a gestão do processo de transição é compartilhada entre a Diretoria e o curso de Artes Visuais.

Os agendamentos de visitas às exposições poderão ser realizados a partir de setembro pelo e-mail mavrs@upf.br ou pelo contato (54) 3316-8587.