Extensão

MAVRS e MHR realizam atividades para estudantes do Colégio Notre Dame e APAE

19/08/2022

16:09

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Fernanda Lima

Na última quarta-feira (17) a equipe dos museus realizou uma mediação junto aos estudantes do 1° ano do Ensino Médio do Colégio Notre Dame de Passo Fundo. A atividade foi realizada no SESC Passo Fundo, e teve como propósito apresentar para os alunos a exposição “165 Anos: Ontem e Hoje Passo Fundo”. Em seguida eles puderam prestigiar uma apresentação da equipe sobre patrimônio cultural, onde foram apresentados alguns prédios históricos da cidade.

Para Willian Douglas Marini, estagiário e um dos responsáveis por mediar a exposição, é de grande importância trazer temas como esse para os dias atuais. “Pudemos apresentar questões relacionadas aos bens materiais e imateriais da cidade, coincidentemente, no Dia do Patrimônio. É preciso trazer sempre que possível a importância da história, no caso a relevância da história regional, e como podemos percebê-la pela perspectiva cultural”, destacou.

Já na quinta-feira (18) e sexta-feira (19) a equipe dos museus foi até a APAE Passo Fundo, onde realizou em parceria do professor titular Bruno Almeida uma atividade lúdica com os alunos. Nela foram apresentadas informações sobre o espaço museal, bem como, personagens que fazem parte da história do Museu, como a artista que deu nome ao mesmo: Ruth Schneider.  Os alunos puderam pintar a história “Ruthinha e seus amigos”. 

Segundo Bianca Petry Bortoluzzi, estagiária do MAVRS, a atividade foi uma experiência significativa. “Foi uma experiência muito gratificante compartilhar momentos com estudantes tão amorosos e animados em aprender. Sair do espaço físico do museu para pôr em prática na extensão dá um novo ar para a vida acadêmica e com certeza, para a pessoal também”, observa.

A exposição “165 Anos: Ontem e Hoje Passo Fundo” fica disponível para visitação no SESC Passo Fundo até o dia 31/08. As atividades dos museus com escolas podem ser agendadas pelo e-mail mavrs@upf.br.