Extensão

MAVRS/UPF apresenta oficinas em parceria com curso de Artes Visuais

23/10/2023

09:29

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Luís Henrique de Melo e João Lucas da Silva

As oficinas aconteceram ao longo da semana e são ministradas por acadêmicos do curso

O Museu de Artes Visuais Ruth Schneider da Universidade de Passo Fundo (MAVRS/UPF) está realizando as Oficinas de Artes no MAVRS, uma iniciativa promovida em parceria com acadêmicos do curso de Artes Visuais. A ação iniciou na última semana, segue até terça-feira, 24 de outubro, e já reuniu dezenas de jovens e adultos em atividades das mais diversas áreas das artes plásticas.

As oficinas ofertadas no MAVRS apostam em multipluralidade das artes plásticas, com aulas de argila, desenho, autorretrato, pinturas, fotografias e colagem, além de uma imersão pelo museu. Todas as aulas são ministradas por estudantes do curso de Artes Visuais da UPF, que colocam em prática seus conhecimentos e inspirações junto com jovens e adultos que queiram adentrar no mundo artístico.

Larissa Kazmierski Casagrande, estudante do 8º nível de Artes Visuais, ministrou a oficina “Sonho e realidade caminham lado a lado”, que proporcionava a criação de desenhos após a análise das obras da artista Jandira Lorenz. “É sobre aspectos de sonhos, do onírico, do fantástico, unindo isso ao mundo real”, nos conta Larissa.

Em sua oficina, Larissa trabalha com uso do lápis, canetas bico de pena e gravuras, sempre com preto e branco. “A gente utiliza o lápis e o grafite, seguindo um pouco de como ela [Jandira Lorenz] se utiliza dos materiais no preto e branco para construir os desenhos”, comenta. 

Para a acadêmica, o uso do espaço do museu é um privilégio para os estudantes, já que é uma das áreas em que o profissional de artes visuais pode atuar. “É uma experiência que só tem a agregar para os estudantes de artes e para quem vem participar das oficinas”, diz Larissa. Segundo ela, conhecer o museu e o acervo e saber mais sobre arte e os artistas enaltece o campo das artes visuais

Oficina busca resgatar história de Ruth Schneider

Uma das oficinas ofertadas foi a “Criando narrativas com colagens e pinturas”, ministrada pela acadêmica Clícia Cardoso Quevedo. Em sua oficina, os participantes passam por uma imersão na história de vida da artista Ruth Schneider e seu livro “Os Segredos de Lurdes”, uma das obras de Ruth que está disponível no acervo do MAVRS.

Para Clícia, atuar na oficina favorece o crescimento na experiência profissional do estudante, principalmente com o contato com o público. “Trazer o museu para cá [no Campus I da UPF] enriquece a nossa área pelo contato com o conteúdo e as obras, e é um momento que a gente tem de favorecer nosso lado profissional”, finaliza. 

Além das oficinas de Clícia e Rafaela, outras duas estarão disponíveis nesta semana. “O que eu vejo pintando cenários do dia a dia” é destinada a estudantes do ensino médio e ocorrerá no turno da tarde; já “A idade do tijolo: diálogo sobre arte e patrimônio” é focada em alunos de Arquitetura, e acontece no turno da noite. Ambas ocorrem na terça-feira, dia 24 de outubro. Quer participar? No Instagram do MAVRS (www.instagram.com/museu_mavrs) você encontra mais detalhes e o link de inscrições.

O MAVRS está localizado no prédio D3, Campus I da UPF, e está aberto de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h15.  Se desejar agendar uma visita, entre em contato pelo e-mail agendamentosmavrs@upf.br.