Extensão

Museu de Artes Visuais Ruth Schneider comemora 27 anos promovendo a Arte, História e a Cultura

18/05/2023

14:26

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo/UPF

O Museu de Artes Visuais Ruth Schneider da Universidade de Passo Fundo (MAVRS/UPF) completa, nesta quinta-feira, dia 18 de maio, 27 anos. Inaugurado em 1996, o espaço se solidificou a partir de nomes como Roseli Doleski Pretto, Tânia Rösing e Lourdes Canelles, assim como da artista passo-fundense Ruth Schneider, que dá nome ao Museu. Pintora, gravadora, desenhista e autodidata, Ruth realizou uma doação com mais de 150 obras de sua produção e 100 de outros artistas renomados, que passaram a integrar o acervo do MAVRS e o patrimônio da Fundação Universidade de Passo Fundo. 

Ao longo desta trajetória o MAVRS já realizou mais de 300 exposições de coleções internas e externas, contando com a participação de artistas e instituições convidadas. Todas as suas ações têm o intuito de proporcionar a interação entre comunidade e o espaço museológico, criando experiências de aprendizado, assim como um espaço de apreciação ao público com uma variedade de linguagens artísticas. 

Uma das representatividades do Museu, que vem contribuindo significativamente para seu reconhecimento como um espaço formador, é o espaço museológico, que, ao longo dos anos, já contou com a atuação de estagiários dos mais variados cursos da UPF, como, por exemplo, Artes Visuais, História, Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Bruna Marin é acadêmica do curso de Artes Visuais e já passou pelo setor. “Ter estagiado no MAVRS foi um caminho para que eu pudesse me encontrar como profissional, no que eu acreditava e como eu poderia colocar o que eu acreditava em prática. Sem dúvidas, se eu pudesse definir um lugar que foi extremamente crucial dentro do meu processo de formação para me entender como artista, foi o Museu, e especialmente para entender qual era a linha que eu queria seguir”, conta. 

Já para a atual estagiária Bianca Petry, também acadêmica de Artes Visuais, o Museu é uma instituição plural e democrática. “O MAVRS é mais que um projeto de extensão. Sinto que ele agrega demais para a formação dos artistas. Pessoalmente, acho incrível a importância do setor Educativo do Museu na minha construção como artista! Acaba sendo uma oportunidade única para alguém da pesquisa se desenvolver como educador também. O aniversário de 27 anos é a prova de que o MAVRS está vivo, produzindo e educando”, pontua. 

Além do espaço expositivo, o Museu conta ainda com um espaço voltado ao desenvolvimento de ações educativas, que têm como objetivo despertar o interesse da comunidade sobre arte, além de promover a integração social. O desenvolvimento de atividades educativas em museus surge não apenas como uma intenção de atrair visitantes, mas também como uma ferramenta importante para geração de informações, aprendizagem e comunicações que permitam aos frequentadores perceber e compreender a história dos museus, construindo a cidadania e compreendendo o que é cidadania. 

Semana Nacional dos Museus

Na mesma semana em que o MAVRS comemora seus 27 anos, ocorre em todo território nacional a Semana Nacional dos Museus. O tema escolhido para esta 21ª edição é "Museus, sustentabilidade e bem-estar".  Em 2023 programação se estende até o dia 21 de maio. Para integrar essa programação, o MAVRS, em parceria com o curso de Artes Visuais, promove a exposição “A arte e sustentabilidade na obra de Ruth Schneider”, com a curadoria da professora Luciane Campana.  “As obras de Ruth Schneider e as diversas formas de a artista criar, a partir de materiais encontrados, traz a tridimensionalidade e o realismo à pintura da artista". Dessa forma, a proposta é que a exposição crie uma relação com o tema abordado na Semana Nacional de Museus. A exposição está instalada no átrio do prédio D2 no Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade.