Apresentação

O Museu de Artes Visuais Ruth Schneider foi inaugurado em 18 de maio de 1996, único da tipologia no norte do estado, e tem como missão democratizar o acesso à arte e à cultura.

O Museu leva o nome da artista Ruth Schneider em razão de uma doação sua de mais de 150 obras de produção da artista e 100 de outros artistas renomados, que passou a integrar o patrimônio da Fundação Universidade de Passo Fundo.  

O MAVRS, desde sua inauguração, já fez mais de 300 exposições intra-muros e extra-muros, com obras de seu acervo, bem como de artistas e instituições convidadas, que visam oferecer à comunidade local e regional a oportunidade de vivenciar, aprender e apreciar as diversas linguagens artísticas para a formação de uma consciência crítica e estética, para o exercício pleno da cidadania. Durante a abertura da exposição ocorrem conversas com os artistas, e em datas previamente agendadas, para estudantes do Curso de Artes Visuais e pessoas interessadas.
     
O Museu foi inscrito no Cadastro Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Tendo sido emitido certificado pelo SBM certificando a adesão ao mesmo em 12 de junho de 2007, sob nº 5.264.    

O MAVRS está cadastrado no Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC) com o número 39062.

No ano de 2002 o MAVRS foi certificado pelo Sistema Estadual de Museus (SEM) de seu cadastro na 3ª Região Museológica, com registro sob nº 3.12  

Em 1995 o prédio foi reformado para abrigar o MAVRS e o Museu Histórico Regional (MHR) e em 1996 a Universidade de Passo Fundo (UPF) e a Prefeitura Municipal firmaram Convênio onde a UPF administraria os dois museus.

O Museu conta com uma biblioteca, sua constituição foi feita a partir de doações de livros de artistas, instituições museais, e a comunidade. Recentemente, faz parte da Biblioteca Central da UPF, onde mais de 1410 livros foram catalogados, e conta com títulos relacionados a artes e a história. 

Já, o Pátio Interno contém obras dos artistas, Ana Norogrando, Adhelaide Tomaselli, Gustavo Nakle, Luis Irineu Grespan, Mara de Castro Tasca, Mirian Giaretta Goelner, Maria Tomaselli, Nadja Rossato, Nelson Jungbluth, Paulo Chimendes, Roseli Pretto, Ruth Schneider e Tania Couto.
 

INSCREVA-SE