Extensão

Projeto de extensão promove oficinas arteterapêuticas para idosas

02/09/2021

14:36

Por: Ellen Silveira/MAVRS. Edição: Assessoria de Imprensa

Fotos: Bruna Marin

Idosas realizam oficinas arteterapêuticas por meio do projeto “Círculo das Mulheres Femininas”. A iniciativa integra o projeto de extensão de Arteterapia, Cuidado e Saúde Emocional da Universidade de Passo Fundo (UPF). As atividades iniciaram em julho e as mulheres já estão desenvolvendo vários trabalhos práticos. Os encontros ocorrem no espaço pedagógico do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS/UPF) de forma quinzenal, nas quartas-feiras à tarde. 

O objetivo dos encontros é proporcionar às mulheres um olhar sensível para seus sentimentos e desejos, a fim de tornar a rotina mais leve, mentalmente e fisicamente, exercitando capacidades artísticas, permitindo que elas vivenciem novas experiências. “As participantes mostram-se sempre muito entusiasmadas e motivadas durante as atividades práticas, dispostas em compartilhar suas criações com o grupo, mesmo que a oficina permita a liberdade de escolha entre participar ou permanecer como ouvinte”, relata a ministrante da oficina, a professora do curso de Artes Visuais da UPF, Me. Marilei Teresinha Dal Vesco.

Uma das atividades que o grupo está desenvolvendo é a confecção de módulos artísticos, inspirados nas obras dos artistas passo-fundenses e da região, que fazem parte do acervo do MAVRS. Essas criações estão sendo produzidas com caixas e bulas de medicamentos, coletadas pelas participantes. Os módulos terão a identificação das obras em relevo, para que pessoas com deficiência visual possam estabelecer a leitura por meio da percepção tátil, e serão utilizados pelo museu durante as visitas do público, nas atividades pedagógicas e também serão distribuídos para a Apae de Passo Fundo.