Extensão

MHR lança agenda de atividades para a comemoração dos 44 anos

02/08/2021

15:32

Por: Ellen Silveira - Estagiária de Comunicação dos Museus / Assessoria de Imprensa UPF

Fotos: Divulgação

Em comemoração aos 164 anos do município de Passo Fundo e aos 44 anos do Museu Histórico Regional (MHR), a equipe do Museu produziu, nestes últimos meses, a quarta temporada do podcast “Vozes da História”, que integra a agenda de atividades. A nova temporada terá cinco episódios abordando os principais conflitos e revoltas sociais com envolvimentos em Passo Fundo, entre eles a Guerra dos Farrapos, a Revolução Federalista e a Batalha do Pulador, a Revolução de 1923, o Golpe de 1930 e a Revolução de 1932. 

O programa já está disponível no Spotify e no site da anchor.fm/mhr2. “Na quarta temporada do Vozes da História analisamos a participação de sujeitos passo-fundenses em guerras, revoltas e revoluções que estudamos nos livros da disciplina de História, promovendo assim a aproximação entre os acervos e a comunidade”, ressaltou Willian Douglas Marini, novo apresentador do programa, estagiário do MHR e acadêmico do curso de licenciatura em História da UPF.

Live - Museus Histórico de Regional de Passo Fundo: Espelhar ou pensar a cidade
A live está marcada para o dia 6 de agosto, às 9h30min, e contará com a participação da convidada, Me. Priscila. B. Pulga. O tema mostrará as ligações do MHR e a comunidade. “O assunto da live nos instiga a entender o MHR enquanto espaço munido de intencionalidade e significado, distante da neutralidade”, comenta Marina Pergher, acadêmica do curso de licenciatura em História da UPF e mediadora do encontro virtual. “Em sua pesquisa, a autora percebe que em determinados períodos o Museu foi espaço de reprodução de pensamentos e narrativas históricas dominantes, e, em outros momentos, se apresentou como espaço propício para repensar o discurso tradicional e trazer à luz novas perspectivas históricas e culturais", completa.
 
Programação Dia do Patrimônio
Para celebrar o Dia do Patrimônio, uma oficina será transmitida no Canal do Youtube do MAVRS, com o tema “Rio Passo Fundo: Patrimônio Natural e Paisagístico do Município”.

O Dia Estadual do Patrimônio Cultural é comemorado nacionalmente no dia 17 de agosto em homenagem ao primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC), Rodrigo Melo Franco de Andrade. E, neste ano, o MHR, juntamente com o MAVRS, produziu a oficina Rio Passo Fundo: Patrimônio Natural e Paisagístico do Município, com o objetivo de trabalhar o tema Rio Passo Fundo e sua importância como patrimônio natural e paisagístico no município. “O olhar para com os patrimônios, sejam eles materiais ou imateriais, naturais, artísticos ou históricos, se destaca e reforça a relevância da preservação dos acervos que são sim, coletivos e dependentes da colaboração de cada cidadão para a sua preservação”, relata Bruna Marin, estagiária do MAVRS, acadêmica de Bacharelado no curso de Artes Visuais da UPF e desenvolvedora da Oficina.

Na oficina, foram produzidas tintas naturais usando materiais do próprio Rio Passo Fundo, considerado patrimônio natural paisagístico do município. Todo o processo de produção das tintas naturais, as técnicas e dicas para a utilização das tintas no processo de aquarela são abordados no vídeo. “Trazer através da gestão da oficina uma busca pela reconexão com os patrimônios naturais através dos processos pictóricos, autocrítica e pertencimento é resistir junto com cada patrimônio ao esquecimento constante”, pontua.

O Museu Histórico Regional é vinculado à Vice-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Assuntos Comunitários da UPF.