Extensão

MAVRS e MHR divulgam programação on-line do mês de junho

15/06/2020

15:58

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Museus usam a internet como meio de difusão da cultura e da história de Passo Fundo

Democratizar a cultura é promover a construção de uma consciência crítica a respeito do mundo em que vivemos. O Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e o Museu Histórico Regional (MHR), ligados à Universidade de Passo Fundo (UPF), compreendem a importância de universalizar o acesso aos bens culturais e, por isso, desde o início da quarentena, têm investido em alternativas on-line para permanecer em contato com a comunidade e cumprir sua missão na sociedade. Todas as ações promovidas visam difundir a arte e a história de Passo Fundo e viabilizar que a cultura chegue para todos.
 
Para isso, os museus usam as redes sociais, para se aproximar da comunidade. No Instagram do MAVRS (@museu_mavrs), são publicadas curiosidades do universo das Artes Visuais toda semana, além de vídeos de oficinas lúdicas para entreter quem está em casa. Na programação ainda estão inseridas as lives, realizadas todas as terças-feiras, às 18h. No mês de junho, a agenda de lives do MAVRS foi inaugurada com a participação da acadêmica Giúlia Cittolin, que falou sobre as experiências e os desafios de ser uma artista em formação.
 
Nesta terça-feira, 16 de junho, o debate será sobre arteterapia, com a Me. Mariane Loch Sbeghen, que trabalhou por 24 anos no projeto realizado no espaço educativo do museu. No dia 23, a coordenadora do Setor Educativo, professora Me. Luciane Campana Tomasini conversa com a jornalista e professora Fabiana Beltrami acerca das “Parcerias do MAVRS com o Conselho Municipal de cultura, o Grupo da Foto e a comunidade”. A última live do mês será no dia 30 de junho com Ricardo Fonseca, da Canhotorium Arte Aplicada, que falará sobre o processo de intervenção artística no Museu. No dia 27, vai ao ar uma nova oficina do Setor Educativo, no canal do YouTube do MAVRS.
 
Já no Instagram do MHR (@museu_mhrpf), o feed é composto por fotos antigas e atuais de Passo Fundo e por curiosidades históricas. Ainda na página, ocorrem transmissões ao vivo nas quintas-feiras, às seis horas da tarde. Na programação deste mês do museu, estão previstas duas lives: “Pelos caminhos do patrimônio edificado em Passo Fundo”, com Djiovan Carvalho, do Instituto Histórico de Passo Fundo, no dia 18 de junho; e outra com a professora Dra. Gizele Zanotto que falará a respeito do patrimônio imaterial do município, no dia 25. Ainda, neste final de semana, será lançado um vídeo sobre a exposição “Centenário do Instituto Educacional” na página do Museu.