Extensão

Livro de Ruth Schneider está nos classificados do edital Viva Passo Fundo

22/07/2020

09:22

Por: Thaiane de Almeida/MAVRS

Fotos: Jessica Colet

Obra inédita será disponibilizada ao público de forma dinâmica e criativa pela plataforma do YouTube

O Museu de Artes Visuais Ruth Schneider, ligado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF), está entre os 30 selecionados do edital Viva Passo Fundo, organizado pela Prefeitura Municipal. A proposta pensada pela equipe do MAVRS foi a contação de história adaptada do livro “O Segredo de Lurdes”, escrito por Ruth Schneider e que faz parte do acervo do Museu que leva seu nome.

Para contar a própria história, a artista passo-fundense mistura fantasia com realidade e costura vida e obra através do tempo e dos lugares que frequentou ou imaginou. No livro, por meio da personagem Lurdes, Ruth visita o Cassino da Maroca na década de 40 e descreve os cenários, os personagens e os acontecimentos da Rua XV, assim como recordações pessoais de momentos que marcaram a sua vida. Como um dos objetivos do projeto é democratizar o acesso à arte e à cultura, a história será adaptada para facilitar a compreensão do público. Contudo, a originalidade de Ruth Schneider será mantida.

A plataforma escolhida para apresentar a obra foi o canal do MAVRS no YouTube. O vídeo, de cerca de 45min, será produzido dentro do espaço expositivo do Museu, onde haverá uma sala montada especialmente para a gravação da história. O cenário também será composto por obras de arte da artista e por fotografias antigas de Passo Fundo. Segundo a auxiliar de Museu do MAVRS, Patricia Vivian, as gravações terão início na segunda semana de agosto para serem concluídas dentro dos 90 dias de prazo.

Sobre o Viva Passo Fundo
O edital do Funcultura “Viva Passo Fundo” é uma maneira encontrada pela Prefeitura para fomentar iniciativas artísticas e culturais via internet durante o período de isolamento. Nesta terça-feira, 21 de julho, foram divulgados os 40 projetos classificados na Modalidade A (R$1.000,00) e os 30 selecionados na Modalidade B (R$ 2.000,00). O MAVRS ficou em décimo lugar na Modalidade B com a contação de histórias do livro “O Segredo de Lurdes”.