Ensino

Jornalismo UPF presente no Geração Futura Juventudes 2022

22/07/2022

09:17

Por: Núcleo Experimental de Jornalismo (Nexjor/UPF) Edição: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo pessoal

Acadêmico do curso de Jornalismo participa da 16ª Oficina de Audiovisual Geração Futura, no Rio de Janeiro

O acadêmico do curso de Jornalismo da Universidade de Passo Fundo (UPF), Anthony Buqui, está entre os 34 participantes selecionados que participam da 16ª edição da Oficina de Audiovisual Geração Futura, no Rio de Janeiro. A realização é da Fundação Roberto Marinho e Canal Futura e vai até o dia 29 de julho. 

Durante as atividades, os jovens têm a oportunidade de presenciar de perto como funciona o Canal Futura, com oficinas de edição e roteirização, realizadas no Museu de Arte do Rio de Janeiro, onde conceitos e técnicas da produção televisiva são abordadas de maneiras dinâmicas e interativas. No fim, os participantes ainda irão produzir peças para serem exibidas no Canal Futura, além de uma websérie no YouTube.

Para Anthony, que está no 6º nível do curso de Jornalismo, a experiência trará como resultado muitas trocas e vivências. "Só tenho a agradecer por isso estar acontecendo comigo neste momento crucial da minha formação como profissional de audiovisual", afirma.

O projeto Geração Futura Juventudes é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho e do Canal Futura, que oferece aos estudantes de comunicação social a oportunidade de se aproximarem da mídia televisiva. A oficina trata especialmente de um conjunto de ações desenvolvidas para incorporar na linguagem audiovisual toda a experiência dos jovens acadêmicos, estabelecendo um diálogo permanente entre os produtores de TV e o seu público. O objetivo final é a produção individual de vídeos de curta duração desenvolvidos a partir de um tema definido pelo Canal Futura.

Além de Anthony, outros quatro alunos representam instituições do Rio Grande do Sul no projeto. Eles irão produzir quatro mini documentários que serão exibidos na programação do Canal Futura, além de cada participante realizar um documentário individual após o projeto. Os episódios da websérie já estão no ar e podem ser acompanhados na página do Canal Futura no Facebook.