Universidade

UPF recebe os primeiros visitantes na Expodireto 

04/03/2024

10:59

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes e Caroline Lima

Até sexta-feira (8),o público pode conferir de perto as pesquisas, projetos e serviços desenvolvidos pela Universidade na área do agronegócio

A Expodireto Cotrijal começou nesta segunda-feira, 4 de março, em Não-Me-Toque (RS). Até a próxima sexta-feira (8), a Universidade de Passo Fundo (UPF) integra a programação da feira, apresentando as pesquisas, os projetos e os serviços que impactam no desenvolvimento do agro e mostram a força da Instituição junto ao setor.

O casal Ilone e Ilgo aproveitou para visitar a Casa da UPF na Expodireto

O primeiro dia de feira iniciou com chuva, mas não afastou o público, que já está aproveitando para conferir o que a UPF apresenta no evento. O casal Ilone e Ingo Weber, de Lagoa dos Três Cantos, tem interesse em cultivar mudas de morangueiro e aproveitou para visitar o espaço do Laboratório de Biotecnologia Vegetal da UPF. “Ficamos sabendo que a UPF tem mudinhas de morangueiro e pensamos em aproveitar a Expodireto para se informar sobre isso. Temos interesse em cultivar porque é um fruto muito saudável. Na semana que vem já vamos nos organizar para adquirir as mudinhas”, destaca o casal, que afirma ter um carinho muito grande pela UPF, já que as duas filhas se formaram na Instituição nos cursos de Engenharia Ambiental e Biologia.

Confira alguns destaques da Casa UPF na Expodireto:

Espaço do conhecimento
Gerar conhecimento e compartilhar junto à comunidade é a proposta do Espaço do Conhecimento. Junto com a Arena, professores, pesquisadores e acadêmicos da UPF debatem temas relevantes e atuais relacionados ao agronegócio sustentável, manejo de plantas daninhas, biológicos no controle de doenças e pragas e novas tecnologias para aumentar a produtividade na lavoura. Também estão presentes startups incubadas do UPF Parque Científico e Tecnológico que desenvolvem ações e produtos voltados para o agronegócio.

Área externa
Reconhecida na prestação de serviços na área do agro, a UPF conta com diversos laboratórios que oferecem análises, formações, pesquisas, produtos e orientações 
para pequenos e grandes produtores. Na área externa, os visitantes podem conhecer as ações do Laboratório de Sementes, do Laboratório de Fitopatologia, além do Laboratório de Biotecnologia Vegetal. 

Além disso, o projeto Agroplus, vinculado ao curso de Agronomia, mostra o trabalho desenvolvido junto às propriedades rurais, apresentando resultados e oferecendo orientações que auxiliam o setor para atender a legislação e resolver demandas internas. Outro destaque é a presença do Muzar,que apresenta uma parte de sua exposição, oportunizando interação com o público e troca de conhecimento.

Visite a UPF na Expodireto

A Casa UPF está localizada na Avenida B, próximo à entrada secundária do parque. Para conferir tudo o que será apresentado pela UPF durante a feira, acesse a programação completa.