Universidade

UPF lança curso inédito para aplicação de hidrogênio verde no Brasil

05/03/2024

16:58

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima / Camila Guedes / Carol Simor

Formação é voltada para tomadores de decisão que buscam mais eficiência e economia no campo

A busca por novas tecnologias que promovam uma agricultura mais sustentável são constantemente debatidas e estudadas na Universidade de Passo Fundo (UPF). Neste sentido, pesquisadores, empreendedores e produtores uniram esforços para oferecer novas alternativas que gerem mais eficiência e economia no campo. Na manhã desta terça-feira, 5 de março, foi lançado, na Casa UPF na Expodireto, um curso inédito que busca formar tomadores de decisão para a aplicação de hidrogênio verde no Rio Grande do Sul e no Brasil.

Segundo o diretor técnico da Associação Tecnoagro, que integra o ecossistema de inovação do UPF Parque Científico e Tecnológico, professor Dr. Fernando Pilotto, a formação foi pensada como uma forma de migração para fontes de energia mais limpas. “Essa nova tecnologia abre oportunidade para uma nova agricultura, mais sustentável. Nós somos grandes importadores de fertilizantes, ainda dependemos completamente da matriz energética dos combustíveis fósseis e esse projeto visa migrar aos poucos de uma tecnologia que já utilizamos para uma fonte limpa que irá descarbonizar o nosso meio ambiente”, explica o professor, ao mencionar. “Nosso objetivo é formar pessoas que entendam dessa nova tecnologia que vai ser o diferencial para os negócios terem sucesso”, destaca.

O curso é desenvolvido em parceria com a empresa BeGreen. “Estamos dentro de uma transição energética e, com essa parceria, buscamos oferecer para os produtores oportunidades para uma nova agricultura. Esse curso é diferenciado porque é o primeiro voltado para a aplicação da amônia verde no Rio Grande do Sul e no Brasil. Ele foi pensado para atender as necessidades dos produtores locais, auxiliando os tomadores de decisão”, comenta o diretor da empresa, Luiz Paulo Hauth.

Curso é voltado para tomadores de decisão

O gerente do UPF Atualiza, Marcelo Miguel Steffen, explica que o “Curso de formação em H2V para tomadores de decisão” busca atender às demandas e necessidades do mercado, garantindo certificação rápida aos participantes. “Empresas precisam de formações e, com isso, usamos nosso capital intelectual dentro da Universidade para desenvolver formações que as empresas precisam. O curso foi pensado na modalidade híbrida. Haverá um momento presencial dentro da Universidade e encontros online, em que os alunos vão desenvolver um projeto e apresentá-lo no final durante um pitch, buscando disseminar o conhecimento adquirido no curso”, salienta.

Durante visita do presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Brito, à Casa UPF, ele destacou a importância de novos projetos e novas soluções para atender as demandas da agricultura do Rio Grande do Sul. Em conversa com a reitoria da Universidade, ele destacou o papel fundamental das instituições de ensino na busca por essas soluções. “Sabemos que recursos públicos são importantes, mas precisamos também encontrar formas de mostrar para a comunidade as alternativas e possibilidades, precisamos difundir as tecnologias para os produtores do estado. Vamos unir a produção científica com a transferência de tecnologia e, para isso, contamos com a força das universidades”, destacou.

Saiba mais sobre o curso

O curso já está com inscrições abertas e as informações podem ser acessadas aqui.