Universidade

Agronomia da UPF recebe o Troféu Brasil Expodireto

04/03/2024

07:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti

Destaque na inovação reconhece o trabalho de mais de 60 anos com foco em ensino, tecnologia e pesquisa

Neste domingo, 3, a referência e o protagonismo da Agronomia da Universidade de Passo Fundo (UPF) na área da inovação fizeram com que o curso recebesse o Troféu Brasil Expodireto 2024, na categoria “tecnologia e pesquisa”. A premiação destaca autoridades, lideranças e produtores que contribuem para o fortalecimento do agronegócio. A solenidade, que ocorreu na Bier Site, em Carazinho, agraciou mais de 20 personalidades. A premiação foi recebida pela Reitora da UPF, Bernadete Maria Dalmolin e pelos professores da Escola de Ciências Agrárias, Inovação e Negócios; Mateus Bortoluzzi, coordenador do curso de Agronomia; Mauro Rizzardi e Carolina Dheuner, pesquisadores da Instituição; Munira Awad, Diretora do Campus UPF Carazinho.

O prêmio foi entregue pela ex-senadora Ana Amélia Lemos, pelo Superintendente de Produção Vegetal da Cotrijal, Gelson Mello de Lima, pela Deputada Estadual, Nadine Anflor, e pelo Comandante de Artilharia Divisionária da 3ª Divisão do Exército, General de Brigada, Frederico Otávio Sawaf Batouli.

Para a Reitora, o reconhecimento na categoria de inovação reforça a importância da Universidade para o agro e o compromisso da Instituição com a comunidade. “É com muito orgulho e alegria que recebemos essa distinção, principalmente pela força da parceria entre a UPF e a Expodireto. O ensino de qualidade desenvolvido no curso de Agronomia, na graduação e na pós-graduação, resulta em milhares de profissionais que inovam em seus campos de atuação e em um conjunto de pesquisas bem estruturadas que nos conectam com as necessidades do setor agropecuário. Esses conhecimentos, ao serem transformados em tecnologias e incorporadas aos sistemas de produção, contribuem para a melhoria da produtividade, da geração de renda, da qualidade de vida e da preservação ambiental. Esse movimento retroalimenta a universidade e o setor do agronegócio, fortalecendo a ambos. O Troféu nos motiva a avançar com este compromisso”, destaca.

Agronomia da UPF

A graduação em Agronomia da UPF tem 63 anos de tradição e formou mais de 2,8 mil engenheiros agrônomos, que atuam pelo Brasil e mundo. Referência no ensino, pesquisa, extensão e inovação, o curso conta com professores e acadêmicos inseridos em grandes empresas do setor como a Bayer, Kunh, Stara, além da própria Cotrijal, entre outras. Essa é a primeira vez que um curso da Universidade recebe esta distinção. Em 2018, quando a UPF celebrou meio século de história, as homenagens se voltaram à Instituição, que foi agraciada na categoria “universidade parceira”.

A Expodireto Cotrijal acontece de 4 a 8 de março em Não-Me-Toque.