Geral

Doutorando do PPGAgro/UPF realiza estágio na França

19/05/2015

13:40

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O aluno do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (PPGAgro/FAMV/UPF), bolsista de doutorado pleno CNPq, Jackson Korchagin, desenvolve, entre abril de 2015 e abril de 2016, parte de seu trabalho de tese na Universidade de Poitiers, na França. O aluno recebe a supervisão do professor Dr. Laurent Caner e é orientado, no Brasil, pelo professor da UPF, Dr. Edson C. Bortoluzzi. Korchagin é o primeiro estudante da UPF a fazer seu doutorado sanduiche na modalidade codireção (Universidade de Poitiers e UPF). 

A Universidade de Poitiers foi fundada em 1431 e nela estudaram alguns dos mais importantes nomes da ciência internacional, como René Descartes e Blaise Pascal. O trabalho do doutorando é parte de um projeto internacional do programa Capes/Cofecub, do qual participam a UPF, Universidade Federal de Santa Maria e Universidade de Poitiers, cujo financiamento, pela Capes, resultou na concessão da bolsa de estudo.

O trabalho que está sendo desenvolvido tem como objetivo a caracterização do pó-de-rocha, rejeito da mineração de ametistas, com vistas ao desenvolvimento de adubo alternativo. A importância do trabalho está no fato de que a agricultura brasileira é altamente dependente do uso de fertilizantes importados, cujo mercado é instável. Entretanto, o país possui uma grande geodiversidade, o que justifica todos os esforços na busca da valorização desses recursos.

As pesquisas realizadas no departamento Hydrasa (hidrologia, argilas, solos e alterações), da Universidade de Poitiers, estão focadas na caracterização química e mineralógica do basalto hidrotermalizado, na avaliação da capacidade de liberação de íons nutrientes desse material, e nos efeitos químicos e mineralógicos em solos agrícolas submetidos à aplicação de diferentes doses do pó-de-basalto hidrotermalizado. Neste sentido, o doutorando está analisando o pó-de-rocha por meio de difração de raios-X (DRX), fluorescência de raios-X (FDX), petrografia, química total e testes de sorção de íons.