Atuação
Pesquisa e Inovação Aplicada - NIT
A Agência de Inovação Tecnológica da UPF NIT foi criada em 2006 com o objetivo de promover a inovação através da transferência de tecnologia. Seu papel é aproximar a Universidade de Passo Fundo de empresas e demais organizações interessadas em incorporar novos produtos e processos ou em desenvolver inovações em conjunto com a Universidade. Sendo assim, o NIT promove ações de captação de recursos para projetos de pesquisa e inovação, interação Universidade-empresa e gestão das propriedades intelectuais da UPF.
As ações do NIT estão baseados em cinco eixos estratégicos:
- Transferência de tecnologias
- Interação universidade-empresa
- Estímulo ao empreendedorismo
- Fortalecimento da pesquisa
- Disseminação da inovação
Interação Universidade x Empresa
A Agência de Inovação Tecnológica da UPF promove a inovação e a transferência de tecnologia por meio da interação universidade-empresa, atuando na elaboração e na gestão de projetos que visem o desenvolvimento de novos produtos ou processos.
A interação universidade-empresa, na UPF, pode ocorrer nas seguintes modalidades:
- Integração acadêmico-empresarial: realização de palestras, visitas técnicas, estudos de caso e outras atividades práticas de caráter tecnológico.
- Serviços tecnológicos: prestação de serviços tecnológicos pelos laboratórios, centros, núcleos e setores da UPF.
- Projetos colaborativos: realização de projetos de pesquisa e desenvolvimento entre empresas e pesquisadores da UPF, com foco em inovações tecnológicas.
Propriedade Intelectual
Os principais tipos de processo de proteção desenvolvidos pelo NIT são:
- Patentes
- Programas de computador
- Cultivares
- Desenho industrial
Editais