Home

Retorno letivo para o segundo semestre de 2021:

A Universidade de Passo Fundo (UPF) informa à comunidade acadêmica que, no segundo semestre letivo de 2021, as atividades acadêmicas serão retomadas na modalidade híbrida. Esta definição é válida para o primeiro bimestre, ao término do qual será reavaliada pela Instituição, considerando o contexto interno e externo. 

Na modalidade híbrida nos cursos de graduação:

a) as disciplinas teóricas são desenvolvidas de forma remota;

b) as atividades práticas das disciplinas e os estágios curriculares supervisionados poderão ser realizados de forma presencial, de acordo com o planejamento previsto pelo curso;

c) as orientações e bancas de TCC deverão ocorrer de forma remota, salvo nas situações em que a presencialidade é imprescindível.

A coordenação de cada curso de graduação informará aos estudantes envolvidos, via e-mail institucional, as atividades que serão realizadas no formato presencial. 

A retomada da presencialidade nos cursos de pós-graduação, tanto Lato Sensu quanto Stricto Sensu, depende da avaliação de cada curso e, quando for o caso, será devidamente comunicada aos estudantes pela coordenação.

As medidas contemplam o campus central e também a estrutura multicampi. 

Cursos da área da Saúde:

A partir do dia 13 de setembro, estudantes de Ciências Biológicas (B), Educação Física (B), Enfermagem (B), Estética e Cosmética (CST), Farmácia (B), Fisioterapia (B), Fonoaudiologia (B), Medicina (B), Medicina Veterinária (B), Nutrição (B), Odontologia (B), Psicologia (B) e Serviço Social (B) retornam à modalidade presencial e terão as disciplinas teóricas também desenvolvidas presencialmente. 

As estruturas e setores da UPF, como secretarias, laboratórios e bibliotecas continuam em funcionamento, ainda que, eventualmente, com atendimento reduzido.