Destaques

Centro de Simulação Realística

O que é o Centro de Simulação Realística no Ensino de Saúde?

O Centro de Simulação Realística no Ensino de Saúde (CSR) da Universidade de Passo Fundo (UPF) é um espaço inovador que agrega o que há de mais moderno no mundo, permitindo aos estudantes e profissionais da área da saúde em nível de graduação, pós-graduação e extensão o desenvolvimento de habilidades clínicas e aprendizado em procedimentos médicos, utilizando a simulação realística, com modelos de alta fidelidade e softwares de realidade virtual.

A implantação do Centro de Simulação Realística consolida o pioneirismo e a excelência da UPF no ensino da área da saúde no interior do Rio Grande do Sul. Essa iniciativa está alinhada à adoção de estratégias para transformações curriculares com a implantação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, diversidade dos cenários práticos, com envolvimento de equipe multiprofissional e transdisciplinar, propiciando um contexto dinâmico, ativo e construtivo. O espaço visa atuar positivamente nos processos de ensino-aprendizagem para estudantes e profissionais das áreas de Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Farmácia, Nutrição, Estética e Cosmética, Ciências Biológicas, Educação Física, Psicologia, Odontologia e Serviço Social.  

Quais equipamentos e ambientes diferenciados compõem o Centro? 

O Centro conta com ambientes semelhantes aos que são utilizados em universidades referência no mundo. Para ser o mais fiel possível à realidade, o Centro é constituído por equipamentos, materiais, tecnologias digitais e espaços de alta fidelidade, que possibilitam uma metodologia de treinamento inovadora que simula cenários clínicos e experiências da vida real.

Os ambientes são preparados para o aprendizado controlado com sistema completo de imagens e sons, salas espelhadas para observação, salas de atendimento de emergência, sala de parto e enfermarias. As salas possuem câmeras instaladas em diferentes pontos, garantindo uma variedade de ângulos nas cenas de simulação, que permitem a captação de imagens e sons, além de transmitirem as imagens em tempo real. Esses espaços facilitam a observação de quem está do lado fora, sem que a equipe em treinamento se sinta observada. Com isso, os estudantes ficam imersos na simulação, ao mesmo tempo que estão sendo acompanhados pelos professores.

O que é possível simular?

Os manequins podem representar uma infinidade de patologias e agravos de saúde, com isso os estudantes e profissionais poderão aprender como proceder em situações como parada cardiorrespiratória, infarto, AVC, choques, asfixia, hemorragias, ferimentos, fraturas, queimaduras, convulsões, entre outros. Essa simulação permite uma revolução no sistema de ensino e de aprendizagem nas áreas de saúde. 

Quem poderá utilizar a estrutura do espaço?

Além de acadêmicos dos cursos da área da saúde da UPF, o espaço possibilitará a atualização e o aperfeiçoamento de profissionais, atendendo as necessidades de prefeituras, coordenadorias de saúde, instituições de saúde e educação, por exemplo.

Dessa forma, o Centro de Simulação Realística vai oferecer uma ampla variedade de cursos para o desenvolvimento de habilidades como raciocínio clínico, trabalho em equipe, comunicação e liderança. Os treinamentos preveem aulas e discussões teóricas, práticas monitoradas de habilidade e cenários de simulação realística. Os treinamentos serão customizados, criados especialmente para cada área e nível profissional. Os estudantes e profissionais receberão um treinamento inovador a partir de soluções tecnológicas que simulam situações práticas de atendimento em robôs. 

Onde está localizado o Centro de Simulação Realística?

Construído no Campus II da UPF, o Centro está localizado no quarto andar, junto à Faculdade de Medicina e ao Curso de Enfermagem. O espaço possui 800 m² de estrutura global, contando com 13 salas no total, sendo quatro consultórios, três salas espelhadas de alta fidelidade (cada uma com câmeras), um de emergência, um posto de enfermagem, duas salas de habilidades, duas salas multiuso, recepção, guarda-volumes e almoxarifado.