Universidade

2023: um ano de conquistas, prospecções e consolidação

22/12/2023

16:25

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Assessoria de Imprensa UPF

Universidade de Passo Fundo finaliza mais um ano, celebrando vitórias e desejando um 2024 repleto de realizações

A Universidade de Passo Fundo completou 55 anos de existência. Ao longo desse tempo, a Instituição buscou sempre estar próxima da comunidade, ampliando ações e espaços de formação para atuar no crescimento e desenvolvimento de toda a região. Em 2023, muitos foram os desafios enfrentados, contudo também foi um ano de conquistas, projetos engatilhados e a consolidação de uma UPF que continua evoluindo no ritmo de quem sempre fez o novo.

Do ensino fundamental ao doutorado, a UPF passou por grandes momentos no ano que chega ao fim. Em 2023, celebramos, além dos 55 anos, a conquista do recredenciamento junto ao Ministério da Educação com o conceito 5, o máximo concedido às instituições. A UPF melhorou de posicionamento em diversos rankings que avaliam a qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação, como o Guia do Estadão e da Folha de São Paulo. Subindo mais algumas posições, foi considerada a 2ª universidade mais sustentável do Rio Grande do Sul pelo Greenmetric 2023, resultado do empenho de acadêmicos, professores e funcionários para cuidar do meio ambiente e do futuro da sociedade. Foram mais de 89 mil formandos na graduação ao longo dos anos e mais de 1500 horas semanais dedicadas à pesquisa e a extensão, somadas a milhares de atendimentos à comunidade, através de seus projetos de extensão.

Para o reitor em exercício, professor Dr. Edison Alencar Casagranda, a Universidade passou, em mais de cinco décadas, por grandes transformações e viveu momentos históricos. Ao enfrentá-los, a Instituição também se repensou, reformulou e buscou novas formas de continuar sendo referência no ensino, na pesquisa e na extensão para todo o Estado e o país. “Passamos por um ano bastante complexo e com desafios vividos por todas as áreas e em todo o mundo. Tivemos que superar desafios, repensar modelos e estabelecer novas metas, tendo como horizonte a excelência acadêmica que marca a nossa Universidade.. Sabemos que há muito o que fazer e temos certeza de que em 2024 a UPF será ainda mais forte e mais próxima da comunidade”, destacou.

Embora o cenário desafiador, para o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Dr. Antônio Thomé, a Universidade passou por um ano de transformações e de conquistas importantes. Para ele, destaques como a nota máxima no MEC, as notas altas dos programas de mestrado e doutorado e o movimento da Instituição em direção à inovação, foram pilares que fizeram de 2023 um ano positivo. “Terminamos o ano felizes com as conquistas e realizados com todo o trabalho desenvolvido pelo nosso corpo docente, técnico e pelos nossos acadêmicos. Marcamos este ano com ações concretas que aproximaram ainda mais a Universidade da comunidade, bem como trouxeram frutos para a qualidade da formação que oferecemos. Sem dúvidas, foi um ano desafiador, mas que chega ao fim de maneira positiva e com grandes perspectivas para um 2024 ainda melhor”, pontuou.

Mais destaques do ano
O ano começou já com ações práticas voltadas à qualidade de vida da população, a exemplo da inauguração de um espaço exclusivo para atendimento médico de adolescentes: o Ambulatório da Saúde do Adolescente da Universidade de Passo Fundo (UPF). Com funcionamento dentro do Ambulatório Central, junto ao Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), o local oferece atendimento para o público na faixa de 10 a 18 anos, podendo ser estendido até os 20 anos, quando necessário. Os acompanhamentos são realizados por acadêmicos do sétimo e oitavo semestres da Escola de Medicina, sob supervisão do professor Marcos Dalla Lana, com projeto de expansão na direção de um atendimento multidisciplinar. O Ambulatório da Saúde do Adolescente foi o primeiro em Passo Fundo e também na região norte do Estado.

Ser referência também implica estar atenta aos acontecimentos que movimentam a educação. Neste sentido, a UPF está presente, por meio da reitoria e de seus professores, em diversos espaços de debate e deliberações. Entre eles o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) que, em 2023, esteve ativo junto aos poderes públicos para buscar soluções para a área da educação superior.

A inserção da UPF, contudo, não está limitada ao Estado e ao Brasil, mas é ativa por meio de parcerias que promovem a internacionalização da Instituição. Esse trabalho é feito via pesquisa e extensão. Exemplo disso são os diversos rankings que colocam os professores da Universidade entre os mais citados em suas áreas de atuação, como odontologia, engenharias e educação, e as ações como a participação na Cátedra Unesco: A cidade que educa e transforma. A iniciativa integra o Programa de Cooperação Internacional Rede Internacional Cidade que Educa e Transforma (RICET) e é liderada pelo ISEC Lisboa. A rede conta com 12 instituições de ensino superior de Portugal, do Brasil e da Guiné-Bissau, e tem entre seus membros fundadores a Universidade de Passo Fundo (UPF).

A qualidade de vida e a longevidade estão entre os assuntos mais comentados de 2023. Pensando nisso, a UPF investiu em ações e espaços para ampliar a atuação do Centro de Referência do Idoso (Creati). Agora, o Centro conta com uma sala localizada junto ao Bella Cittá Shopping Center, no centro da cidade, permitindo o desenvolvimento de atividades de forma ainda mais proximidade da comunidade.

2023 também marcou o lançamento Passo Fundo Valley e 10 anos do UPF Parque. Pioneiro na região norte do Estado, o UPF Parque completou 10 anos em 2023 e celebrou uma década de conquistas e desenvolvimento com o lançamento do Passo Fundo Valley – um distrito da inovação que vai reunir empresários e empreendedores que queiram desenvolver novos produtos e serviços, gerando um ambiente colaborativo de inovação. O edital para que interessados possam fazer parte do completo será lançado em fevereiro.

Os sonhos e esperanças também estiveram presentes pelo Campus da UPF durante mais uma edição do Interação Day. O evento reuniu mais de 6 mil estudantes do ensino médio de toda a região para dois dias de atividades voltadas para conhecer de perto os cursos, a estrutura e os professores da graduação UPF. O evento, inclusive, foi premiado pela Even3, plataforma que avalia eventos presenciais em diversas áreas. O Interação foi considerado o melhor evento presencial do ano na categoria educação.