Universidade

UPF 55 anos: uma trajetória de dedicação à educação e à formação de qualidade

01/06/2023

14:08

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

A Universidade de Passo Fundo (UPF) completa 55 anos e, no ritmo de quem faz o novo, tem mostrado que a experiência e a tradição de mais de cinco décadas, podem tranquilamente andar lado a lado com a inovação, a tecnologia e o dinamismo. Referência na área da educação no Estado e no país, a Universidade passou por muitas reformulações ao longo dos últimos anos e segue atuando não apenas para formar profissionais de qualidade, mas para formar cidadãos capazes de transformar a realidade em que vivem.

Inserida na comunidade e na realidade de mais de 150 municípios da região norte do estado, a UPF oferece mais de 60 cursos de graduação, 15 mestrados, 9 doutorados, além de estágios pós-doutorais e diversas oportunidades de intercâmbio, feitas por meio de parcerias com instituições em várias partes do mundo. Essa relação, consolidada com a formação de mais de 80 mil profissionais, faz com que a Instituição seja uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento social e econômico de toda a região.

Uma Universidade moderna e atualizada

Ao colocar em prática uma robusta reforma administrativa e curricular, a Universidade atualizou processos e caminhos, acompanhando o movimento da própria sociedade. Esse foi o motivo pela escolha da campanha dos 55 anos: No ritmo de quem faz o novo. 

No ensino, pesquisa, extensão e inovação, a Instituição conta com projetos, ações e iniciativas que envolvem estudantes e comunidade, atuando não apenas para uma formação de qualidade, mas para a construção de uma sociedade desenvolvida humana e tecnologicamente. 

Para a reitora, Bernadete Maria Dalmolin, com o passar dos anos, ao acompanhar de perto o desenvolvimento da comunidade, a Universidade fica diretamente ligada à realidade local e regional, sendo capaz de compreender os processos e buscar soluções, por meio do conhecimento. Ao completar 55 anos, a UPF se apresenta como uma Instituição mais moderna, dinâmica, interligada com os processos de tecnologia e  inovação, sem deixar de estar profundamente conectada com sua missão, com os princípios e valores que sustentam sua história. “Os projetos pedagógicos em implementação, aliados à reforma organizacional realizada, articulam todas as áreas do conhecimento, proporcionando uma formação de qualidade, atenta às necessidades da própria comunidade. Além disso, investimentos pontuais e assertivos permitem que a Universidade amplie sua área de atuação, oferecendo, para além de processos formativos nos variados níveis, também serviços nas áreas da saúde, agro, meio ambiente e construção civil, por exemplo”, destaca.

Compromisso com a educação

Conectada com a realidade local e regional, a Universidade está inserida nos debates que impactam na sociedade e a educação é, sem dúvidas, uma das principais bandeiras. Buscando ser interlocutora e uma ferramenta nos processos de transformação e desenvolvimento, a Instituição vem tomando a frente de importantes debates. Como vice-presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias (Comung), a reitora tem buscado espaços junto ao poder público e também das iniciativas privadas para promover o diálogo sobre temas sensíveis, como, por exemplo, a falta de professores nas escolas e a necessidade de políticas públicas que permitam mais acesso ao ensino superior.

Em uma das ações mais recentes, a Instituição somou esforços no Movimento pela Educação, ação liderada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Com diversos encontros e atividades realizados pela região, a reitora aproveitou as oportunidades para falar sobre a importância do investimento em educação, no acesso às universidades e na valorização das instituições comunitárias. “A educação precisa ser pensada de forma coletiva, só assim, chegará a todos. Temos que ter em mente que todas as ferramentas, sejam elas tecnológicas ou não, precisam atuar para que as pessoas tenham condições de desenvolver seus potenciais e lidar ‘criativamente’ com essa sociedade complexa”, ressaltou na oportunidade. 

Além disso, por meio dos cursos de licenciatura, a Universidade tem buscado aproximar as relações com os municípios da região, com o objetivo de fortalecer a rede de colaboração e oferecer espaços formativos que contemplem a realidade de cada cidade. Em encontros já realizados, lideranças comunitárias e políticas foram chamadas ao debate para que soluções práticas e efetivas sejam encontradas coletivamente.

Estreitando laços e fortalecendo relações

A Universidade também segue com o compromisso de firmar parcerias que oportunizem a melhoria da qualidade de vida da população, como convênios com serviços regionais de saúde e ampliação das atividades comunitárias, a exemplo da recente instalação do Balcão do Migrante no município de Marau, e novas parcerias com hospitais de Tapejara e Lagoa Vermelha, mais recentemente. 

Esses movimentos, contudo, não se limitam geograficamente pela região. A UPF, por meio dos mais diversos projetos e programas, tem se associado a ações que trabalham para melhorar o mundo. Lançada oficialmente em fevereiro de 2023, a Cátedra Unesco “A cidade que educa e transforma” é um Programa de Cooperação Internacional da Rede Internacional Cidade que Educa e Transforma (RICET), liderada pelo ISEC Lisboa. A rede conta com 12 instituições de ensino superior de Portugal, do Brasil e da Guiné-Bissau, e tem, entre seus membros fundadores, a Universidade de Passo Fundo. Próxima dos objetivos da própria Universidade, a Cátedra objetiva a promoção de um sistema integrado de atividades de investigação, formação e documentação na área das Cidades Educadoras e a divulgação de conhecimentos a respeito, a fim de permitir modelos de governança em linha com os ODS. 

Aproximação com a comunidade e uma preocupação constante com a formação continuada também colocam a Universidade em destaque quando falamos em mestrados e doutorados. Contemplada recentemente com novas bolsas de fomento, a Instituição é reconhecida não apenas pela qualidade formativa, mas pela produção acadêmica e científica, gerando conhecimento e soluções que impactam na vida da sociedade. “Esse esforço tem reflexos na consolidação do ecossistema de inovação, materializado pelo UPF Parque e seus inúmeros projetos, parcerias com empresas locais, estaduais e nacionais; e iniciativas inovadoras que potencializam o fazer universitário”, pondera a reitora.