Ensino

UPF inaugura primeiro Ambulatório da Saúde do Adolescente do norte do RS

15/02/2023

14:38

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes e Tainá Binelo

Atendimento será realizado por acadêmicos da Escola de Medicina sob a supervisão de um professor e atenderá exclusivamente o público de 10 a 18 anos

Passo Fundo conta agora com um espaço exclusivo para atendimento médico de adolescentes. O Ambulatório da Saúde do Adolescente da Universidade de Passo Fundo (UPF) funciona dentro do Ambulatório Central, localizado junto ao Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), e oferece atendimento para o público na faixa de 10 a 18 anos, podendo ser estendido até os 20 anos, quando necessário. O atendimento é realizado por acadêmicos do sétimo e oitavo semestres da Escola de Medicina, sob supervisão do professor Marcos Dalla Lana, com a possibilidade de expansão e estabelecimento futuro de um atendimento multidisciplinar. O Ambulatório da Saúde do Adolescente é o primeiro deste modelo em Passo Fundo e também na região norte do Estado. 

De acordo com o professor, o Ambulatório Central já vinha realizando atendimentos a esse público, dentro do Ambulatório de Pediatria. No entanto, a partir de fevereiro, os adolescentes contarão com um espaço próprio. Conforme Dalla Lana, a adolescência é um período da vida de extrema importância, sendo um momento de intensas transformações e descobertas. “É nesse período que se estabelece o desenvolvimento de habilidades, hábitos e perfis de comportamento que vão perdurar por toda a vida, sejam eles sociais, alimentares, de atividade física ou de estudo. É o período da vida em que o indivíduo praticamente define quem vai ser, mas que curiosamente recebe pouca atenção, tanto por parte dos pais e cuidadores quanto especializada”, explica Dalla Lana, que é médico pediatra e coordenador das disciplinas de Saúde da Criança e Saúde do Adolescente na Escola de Medicina. 

Essa falta de atenção especializada, ainda segundo o professor, resulta em um alarmante aumento de casos de jovens com obesidade, hipertensão, alterações metabólicas, além de problemas de aspecto mental, como ansiedade, transtornos depressivos ou alimentares, assim como dificuldades de comunicação. “E é justamente visando devolver a esse público a atenção e o cuidado merecidos que se estabelece a importância de um atendimento especializado no jovem, que o leve a atingir todo seu imenso potencial e uma passagem plena para a idade adulta”, complementa sobre a importância do novo Ambulatório. 

Os atendimentos no Ambulatório da Saúde do Adolescente, assim como os demais atendimentos do Ambulatório Central, são gratuitos para a população de Passo Fundo. O agendamento das consultas é realizado junto à Secretaria Municipal de Saúde. Na opinião do secretário adjunto de Saúde Luís Schneider, a iniciativa representa um avanço significativo no cuidado aos jovens da nossa população. “É notório o aumento da incidência de doenças crônicas e outras, que historicamente, possuíam baixo registro nessa faixa etária. Doenças como a diabetes, hipertensão, hepatites, depressão e obesidade acometem de forma crescente esses jovens. A iniciativa, sem dúvida, auxiliará nas medidas de saúde pública voltadas para atenção integral à população”, pontuou. 

Serviço: 
O que: Atendimentos Ambulatório da Saúde do Adolescente
Onde: Ambulatório Central, ao lado da emergência do HSVP
Horário: segundas e terças-feiras, das 7h às 11h30min e das 13h às 17h
Público-alvo: adolescentes de 10 a 18 anos do município de Passo Fundo
Contato: (54) 3316-8560