2015

Apresentação

A Vice-Reitoria de Graduação da Universidade de Passo Fundo (UPF), em conjunto com as Unidades Acadêmicas e com a Área de Prática de Ensino e Estágios, oferece, desde 2009, o Seminário de Atualização Pedagógica para Professores da Educação Básica.

O evento, gratuito, é destinado a professores da Educação Básica da região de abrangência da UPF, bem como aos acadêmicos da Instituição, em especial àqueles dos cursos de licenciatura. 

O Seminário de Atualização Pedagógica para Professores da Educação Básica consolidou-se na UPF como uma ação de interlocução entre a Universidade e a rede de educação básica pública e privada, bem como entre as comunidades interna e externa, contribuindo, assim, para a promoção da qualidade da educação nos diferentes níveis de ensino. 

Nesse espaço de crescimento e de construção do conhecimento, os professores da Instituição têm, também, a oportunidade de compartilhar, em formato de minicursos, seus trabalhos de pesquisa e de extensão, juntamente com seus bolsistas e orientandos das mais diferentes áreas do saber.

O evento caracteriza, ainda, uma contrapartida oferecida às instituições de ensino da região (públicas e privadas) pela disponibilização dos espaços escolares para a realização das atividades de estágios curriculares. 

Desde 2013, o evento recebe o reconhecimento e o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP), fato que confirma sua relevância no âmbito da qualificação profissional e da educação continuada para professores.

Neste ano de 2015, o Prof. Dr. Ricardo Spindola Mariz desenvolverá conferência sobre a temática Prazer e Renovação no Trabalho Docente, no turno da manhã.  No turno da tarde, acontecerão sessões de comunicações orais e minicursos nas diferentes áreas do conhecimento, propiciando, dessa forma, a participação de mais de 1.300 interessados.