2018

Histórico

Desde 2009, a Vice-Reitoria de Graduação da Universidade de Passo Fundo planeja e promove, em conjunto com a Área de Prática de Ensino e Estágios, o Seminário de Atualização Pedagógica para Professores da Educação Básica (Semape). Desde então, já aconteceram nove edições. Os eventos são oferecidos, sempre gratuitamente, a professores da educação básica da região de abrangência da UPF, bem como aos egressos e aos acadêmicos da Instituição, em especial aqueles dos cursos de licenciatura.

Além da conferência que ocorre no turno da manhã, com um público crescente ano a ano, o ponto alto do evento tem sido as diferentes atividades – oficinas e minicursos – nas diversas áreas do saber, realizadas no turno da tarde: no primeiro evento, foram 24 possibilidades; em 2013, foram 60, envolvendo mais de 100 profissionais, docentes da UPF, palestrantes convidados, acadêmicos da graduação e de pós-graduação. Já em 2014, foram oferecidos 54 minicursos e dois painéis. Nos eventos de 2014, 2015 e 2016, se manteve a média de 40 minicursos e 800 participantes.

Ainda, desde 2013, o evento recebe o reconhecimento e o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP), fato que confirma sua relevância no âmbito da qualificação profissional e da educação continuada para professores. 

Em 2014, foram incluídas, na programação do evento, a apresentação de comunicações orais de professores da educação básica, egressos, estudantes e professores da própria UPF. Dessa forma, abriu-se mais um canal para a interação e discussão de práticas e projetos desenvolvidos tanto nos espaços escolares e não escolares da região quanto no âmbito da própria UPF. 

Em 2015 e 2016, a programação, com conferência, comunicações e minicursos, foi mantida, sendo que, em 2017, considerando-se as avaliações e as manifestações acerca das edições anteriores, o Semape foi realizado em conjunto com o Encontro de Professores e Estagiários da Licenciaturas, passando a ser um evento de 20 horas, realizado nos dias 24 e 25 de maio.