Intercâmbios e inserção social

Desde a criação do programa em 2014, as parcerias com outras instituições e programas no Brasil, têm sido incentivadas e aos poucos concretizadas. Tais parcerias vêm possibilitando intercâmbios com mobilidades de docentes e troca de experiências. Além disso, os intercâmbios têm permitido atividades de cooperação e parcerias.

Atualmente o PPGECM mantém ativo convênios nacionais com as seguintes instituições e programas:

  • Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, campus Santo  Ângelo - Programa de Pós-Graduação em Ensino Científico e Tecnológico – PPGEnCT.
  • Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP – Programa de Pós-Graduação em Ensino – PPGEN

As atividades desenvolvidas envolvem mobilidade de docentes e discentes, participação em projetos de pesquisa, realização de bancas, palestras e oficinas, participação em eventos e outras atividades.

Em relação aos convênios internacionais, o PPGECM tem mantido ativo os convênios com:

  • Universidade de Alcalá – España
  • Universidade de Burgos – España
  • Universidad de Valência – España
  • Universidad Católica da Santissima Concepcion – Chile
  • Universidade Aberta de Lisboa – Portugal

As atividades desenvolvidas envolvem mobilidade de docentes e discentes, participação em projetos de pesquisa, realização de bancas, palestras e oficinas, participação em eventos e outras atividades. Por conta dos convênios internacionais já houve a realização de atividades tanto no Brasil, como nos países das universidades mencionadas, o que resultaram em publicações de caráter internacional. O destaque fica por conta da estada, por duas oportunidades, de pesquisador da Universidade de Alcalá – España para realização de atividade de investigação e docência junto ao PPGECM e de docente do PPGECM desenvolvendo atividades na mesma instituição e na Universidad de Burgos – España.

Além desses convênios, pesquisadores estrangeiros de outras instituições estiveram desenvolvendo ações junto ao PPGECM, como é o caso de docente da Universidade de Harvard – EUA, em 2016 e docente da Universidade de Liverpool – Inglaterra, em 2016.

Em termos da inserção social, o PPGECM tem participado de atividades junto à comunidade e que buscam fomentar atividades que aproximem o programa da comunidade em geral (eventos de divulgação científica e popularização da ciência) e das escolas de educação básica (palestras e minicursos), de forma particular. Dentre as atividades que integram o primeiro grupo, está a parceria do PPGECM com o curso de Física-L em eventos como o “Física na Praça”; “Ciências na Cozinha”; “Competição de Foguetes pressurizados a ar”; e com o curso de Ciência da Computação para a realização da “Competição de Robótica Educativa Livre” e da “Olimpíada de Programação de Computadores”.

No contexto da inserção social com as escolas, destaca-se para além do mencionado no parágrafo anterior que docentes do PPGECM têm se dirigido às escolas de educação básica da rede púbica estadual e municipal para realização de atividades com estudantes e professores, como é o caso das palestras e minicursos. Tais atividades estão voltadas a novas abordagens metodológicas, apresentação e divulgação dos produtos educacionais desenvolvidos no PPGECM e também para realização de atividades como as de observação astronômicas e discussão sobre a produção de Biocombustível com Resíduos de Óleo Usado.