Linhas de pesquisa e projetos

Área de concentração

Ensino de Ciências e Matemática


Descrição: A área de concentração do mestrado e proposta para o doutorado profissional, centra seus estudos em promover a reflexão sobre questões vinculadas ao ensino de Ciências e Matemática, primando pela qualificação e o aperfeiçoamento dos professores em consonância e alinhado com a legislação nacional e os aportes científicos e tecnológicos presentes no mundo contemporâneo. Objetiva também a realização de pesquisa vinculada ao desenvolvimento de produtos educacionais, alinhado às estratégias inovadoras de ensino capazes de proporcionar melhorias na educação básica. A opção é por concentrar suas atividades e iniciativas de pesquisa em processos de intervenções didáticas e em desenvolvimento de produtos educacionais associados ao ensino de Ciências, Física, Química e Matemática e áreas afins, nos diferentes níveis educativos. De forma mais específica a área de concentração abarca o desenvolvimento e a aplicação de materiais e dispositivos didáticos, tais como: aplicativos educacionais, sequências didáticas, textos de apoio para professores, protótipos e propostas para atividades experimentais (laboratório físico e virtual), recursos tecnológicos de comunicação, informação e interação, objetos digitais de aprendizagem, softwares educacionais, dentre outros. Dessa forma, a área de concentração do programa busca alimentar discussões relacionadas aos fins da educação nacional, buscando meios para qualificar a formação continuada dos professores dentro de uma perspectiva multidisciplinar e de inovação pedagógica. 

Linha de pesquisa 1

Práticas Educativas em ensino de Ciências e Matemática

Descrição da linha: Esta linha de pesquisa tem como objetivo investigar, avaliar e operacionalizar práticas educativas à luz dos fundamentos educacionais vinculadas ao ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática. O foco está na pesquisa, desenvolvimento e aplicação no contexto escolar de recursos didáticos de diferentes naturezas, fundamentados em aspectos científicos, pedagógicos e epistemológicos. Os estudos desenvolvidos nesta linha compreendem formas de elaboração e aplicações de propostas de natureza didático-pedagógica envolvendo espaços formais ou não formais de ensino. A ênfase está no direcionamento de ações estratégicas com vistas ao aprimoramento da ação docente nos diferentes níveis educativos. Os projetos de pesquisa e extensão associados a linha priorizam a utilização de estratégias didáticas como forma de dar significado aos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas e áreas envolvidas, pautadas em referenciais pedagógicos contemporâneos, tais como os vinculados a psicologia cognitivista/sociocognitivista e a didática das Ciências e Matemática.


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Linha de pesquisa 2

Tecnologias de informação, comunicação e interação aplicadas ao ensino de Ciências e Matemática

Descrição da linha: Esta linha de pesquisa tem como objetivo investigar, avaliar e operacionalizar ações educacionais associadas à apropriação das tecnologias digitais no ensino de Ciências, Física, Química, Matemática e afins. Constituem-se como finalidade da linha desenvolver e implementar em consonância com os ambientes educacionais, dispositivos tecnológicos de interação e comunicação, que permitam a produção inovadora de materiais educacionais voltados a qualificação dos processos de ensino e de aprendizagem. Neste contexto, a linha se ocupa de contemplar diferentes recursos digitais para utilização em ambientes formais e não-formais de ensino, bem como no ensino a distância, dentre os quais estão: robótica educativa, TV digital, ambientes na Web, dispositivos móveis, softwares educacionais, vídeos e objetos digitais de aprendizagem. Os fundamentos teóricos da linha estão referenciados nas perspectivas contemporâneas de educação, particularmente nas emergentes vinculadas à Educação STEAM, psicologia cognitiva/sociocognitivista e resolução de problemas.


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