Ingresso

O PPGECM está com editais abertos para o ingresso em 2020/1.

Período de inscrições para o mestrado: de 2 de setembro de 2019 até 31 de janeiro de 2020.
Período de inscrição para o doutorado: de 20 de dezembro de 2019 a 31 de janeiro de 2020
Aulas: o início das aulas para a turma de mestrado e de doutorado está previsto para os dias 5 e 6 de março de 2020.

INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS  - MESTRADO PPGECM
CRONOGRAMA DAS ENTREVISTAS - MESTRADO PPGECM
APROVADOS NO PROCESSO DE SELEÇÃO DISCENTE MESTRADO
CONTEMPLADOS COM BOLSA INSTITUCIONAL UPF 30% NO PROCESSO DE SELEÇÃO DISCENTE MESTRADO


INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS - DOUTORADO PPGECM
CRONOGRAMA DAS ENTREVISTAS - DOUTORADO PPGECM
APROVADOS NO PROCESSO DE SELEÇÃO DISCENTE DOUTORADO
CONTEMPLADOS COM BOLSA INSTITUCIONAL UPF 40% NO PROCESSO DE SELEÇÃO DISCENTE DOUTORADO


Artigo referência para o texto dissertativo Editais 2020 Mestrado e Doutorado

O processo seletivo para ingresso de discentes no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), da Universidade de Passo Fundo, em conformidade com o disposto na Resolução CONSUN nº 13/2019 e no Regimento Interno do Programa, ocorre anualmente seguindo edital específico em que são estabelecidos prazos, normas, critérios e procedimentos pertinentes.

O Programa admite duas categorias de alunos: “regulares” e “especiais”. Os alunos regulares são aqueles aprovados em processo seletivo e devidamente matriculados nos cursos de Mestrado e Doutorado. Os alunos especiais são egressos de curso superior cuja matrícula, em uma ou mais disciplinas de caráter eletivo, seja aceita pelo Conselho de Pós-Graduação.

As vagas anuais de ingresso de discentes para os cursos de Mestrado e Doutorado são definidas pelo edital de seleção discente, publicado anualmente específico para cada curso. O Programa reserva o direito de não preencher a totalidade de vagas disponibilizadas nos editais, bem como de ampliação das mesmas. Os candidatos selecionados que não efetuarem a matrícula dentro do período estabelecido perderão automaticamente o direito às vagas, sendo selecionados os candidatos suplentes, respeitando a classificação por orientador. A lista com os candidatos suplentes é disponibilizada em ordem alfabética junto com a lista dos candidatos selecionados em primeira chamada no site do PPGECM.