Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) é constituído por Mestrado e Doutorado, modalidade profissional, reconhecidos pela CAPES e vinculados ao Instituto de Ciências Exatas e Geociências da Universidade de Passo Fundo. O programa tem foco no desenvolvimento de produtos educacionais e está voltado ao exercício do magistério nos diferentes graus de escolaridades – ensino fundamental, ensino médio e ensino superior.

Os cursos de mestrado e doutorado propõem desenvolver ações metodológicas que perpassem as fundamentações científicas, epistemológicas e pedagógicas e aplicar novas tecnologias de informação, comunicação e interação, produzindo, ainda, materiais didáticos e experimentais voltados à educação básica.

Propõem, também, habilitar o profissional a desenvolver metodologias que facilitem a compreensão de conteúdos relacionados às disciplinas de Ciências, Física, Química, Biologia, Matemática, entre outras, mediante o seu aprofundamento, para que possa participar de discussões cujo foco principal seja a construção humana, considerando a história e sua relação com os contextos sociais, políticos e econômicos. Nesse sentido, o processo de ensino e de aprendizagem desenvolvido nos cursos está construído com base em uma abordagem interdisciplinar, para o qual serão vinculados conhecimentos das diferentes áreas envolvidas.

O programa é destinado a graduados, no caso do mestrado, e mestres, no caso do doutorado, que atuem ou estejam com perspectivas de atuar como professores nas áreas de Ciências, Química, Física, Biologia, Geografia, Pedagogia, Matemática, Engenharia e afins.

Modalidade: Mestrado e Doutorado Profissional
Criação: 2014 (Mestrado) e 2020 (Doutorado)
Conceito Capes: 4
Área de Concentração: Ensino de Ciências e Matemática
Aprovação Mestrado: Parecer CNE/CES 55/2015
Aprovação Doutorado: Parecer CNE/CES 111/2020