Corpo docente
PROFESSORES PERMANENTES
Adriano Canabarro Teixeira
teixeira@upf.br
Currículo Lattes
Doutorado em informática aplicada à Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com estágio de Doutorado na Universidade de Roma Três - Itália; Mestrado em Educação e Graduação em Ciência da Computação. Pós-doutor em Informática na Educação e em Educação, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Líder do Grupo de Pesquisa em Cultura Digital na Educação. Investiga e orienta Mestrado e Doutorado nas temáticas: Informática Educativa, Formação de Professores, Espaços Disruptivos de Aprendizagem, Metodologias Ativas, Abordagens Interdisciplinares de Aprendizagem e Educação On-Line.
Adriano Pasqualotti
pasqualotti@upf.br
Currículo Lattes
Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Graduação em Matemática pela Universidade de Passo Fundo. Pós-doutor pela Universidade de Lisboa - Portugal, na temática Sociedade, Comunicação e Cultura. Pesquisador Associado do Centro de Administração de Políticas Públicas, do Instituto de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, Portugal. Líder do Grupo de Pesquisa em Gerontecnologia UPF/CNPq. Membro do Conselho Consultivo da Sociedade Brasileira de Gerontecnologia. Orientador de Mestrado e Doutorado e pesquisador nas áreas de gerontologia e ensino, com ênfase em envelhecimento humano, educação de adultos, ambientes de interação e sentido no ciberespaço e sociedade, tecnologias de informação e comunicação, terapia com jogos virtuais e estatística educacional. Avaliador de instituições de educação superior do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do Ministério da Educação.
Alana Neto Zoch
alana@upf.br
Currículo Lattes
Doutorado em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas, com formação na área de síntese orgânica; Mestrado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria e Graduação em Química Industrial e Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria. Orientadora de Mestrado e Doutorado na área de Ensino de Ciências com ênfase em Ensino de Química e Aprendizagem significativa.
Aline Locatelli
alinelocatelli@upf.br
Currículo Lattes
Mestrado e Doutorado em Química, com ênfase em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Santa Maria e Graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade de Cruz Alta. Editora-chefe da Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática. Orientadora de Mestrado e Doutorado e pesquisadora nas áreas de Química Inorgânica, Ensino de Ciências, Educação Química e Educação Ambiental, particularmente nas temáticas: abordagem CTS, Interdisciplinaridade, Alfabetização Científica e Aprendizagem Significativa.
Carlos Ariel Samudio Perez
samudio@upf.br
Currículo Lattes
Doutorado em Ciências (Física) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais e Graduado em Licenciatura En Física - Universidad de Panamá. Orientador de Mestrado e Doutorado e pesquisador na área de: Física da matéria condensada, com ênfase em propriedades magnéticas de ligas metálicas e ensino de Física.
Cleci Teresinha Werner da Rosa
cwerner@upf.br
Currículo Lattes
Doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina com estudos na Universidad de Alcalá - Espanã; Mestrado em Educação; Especialização em Educação Matemática e em Ensino de Física e Graduação em Matemática e Física. Pós-doutorado pela Universidad de Burgos – España na temática Metacognição aplicado ao campo da Educação em Ciências. Pesquisadora CNPq e Líder do Grupo de Pesquisa Educação Científica e Tecnológica - GruPECT UPF/CNPq. Desenvolve pesquisa em parceria com grupos estrangeiros, especialmente na Espanha; Integra a Red Internacional de Investigación em Ensenãnza de las Ciencias - RIEC. Investiga e orienta Mestrado e Doutorado acadêmico e profissional nas temáticas relacionadas a Práticas de Ensino, Metacognição, Afetividade, Teoria da Aprendizagem Significativa, Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica, Alfabetização Científica e Tecnológica, Abordagem Investigativa, História da Ciência, Perspectivas Educacionais em Paulo Freire e Formação de Professores.
Cristiano Roberto Buzatto
cristiano@upf.br
Currículo Lattes
Doutorado em Botânica; Mestrado em Botânica; Graduação em Ciências Biológicas - licenciatura e bacharelado; Doutorado Sanduiche na Universidad Autonoma do México; Pós-doutorado na Universidade de Feira de Santana - Bahia Investiga a área de Biologia com ênfase em sistemática, coleções biológicas, biologia da polinização e conservação da flora.ossuo experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia clássica e filogenética de Orchidaceaee. Atua em colaborações com instituições científicas dos Estados Unidos (Harvard University), País de Gales (Cardiff University), México (Universidad Nacional Autónoma de Mexico) e Argentina (Universidad de Buenos Aires).
Juliano Tonezer da Silva
tonezer@upf.br
Currículo Lattes
Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Mestre em Ciência da Computação, área de banco de dados pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Graduado em Ciência da Computação pela Universidade de Passo Fundo. Orientador de Mestrado e Doutorado e pesquisador na área de: Informática Educativa, Educação e Banco de Dados.
Luiz Henrique Ferraz Pereira
lhp@upf.br
Currículo Lattes
Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo e Graduação em Matemática pela Universidade de Passo Fundo. Orientador de Mestrado e Doutorado e pesquisador na área de Educação Matemática, atuando principalmente nas temáticas: História da Matemática, Matemática Moderna, Matemática, História da Matemática, Recurso didático-pedagógico e Jogos.
Luiz Marcelo Darroz
ldarroz@upf.br
Currículo Lattes
Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Especialista em Física e Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade de Passo Fundo e Licenciado em Física pela Universidade Federal de Santa Maria. Orientador de Mestrado e Doutorado acadêmico e profissional, pesquisando nas temáticas: práticas de ensino, sequências didáticas, Astronomia, Teorias de Aprendizagem especialmente Sociointeracionismo em Vygotsky, Aprendizagem Significativa em Ausubel e Aprendizagem Signifcativa Crítica em Moreira e Formação de Professores.
Marco Antonio Sandini Trentin
trentin@upf.br
Currículo Lattes
Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Bacharel em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador de Mestrado e Doutorado e é pesquisador nas temáticas: Informática na Educação, Robótica Educativa, Redes de Computadores e Segurança da Informação.
PROFESSOR COLABORADOR
Dr. Johnny Ferraz Dias (Instituto de Física - UFRGS)
Currículo Lattes
Graduação: Física (USP)
Mestrado: Física Nuclear (USP)
Doutorado: Ciências Físicas (Universiteit Gent – Bélgica)
Pós-doutorado: Física Nuclear (USP) e Física Nuclear (University of Louisiana at Lafayette - USA)