Vestibular

Vestibular de Verão da UPF será neste sábado (13)

12/11/2021

10:45

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: DivulgaçãoUPF/ Michel Sanderi

Provas presenciais para os candidatos do curso de Medicina e demais cursos, que optaram por esta modalidade, ocorrem em toda a estrutura multicampi

A Universidade de Passo Fundo (UPF) realiza, neste sábado, 13 de novembro, o seu Vestibular de Verão 2022. A prova presencial é destinada aos candidatos ao curso de Medicina e também aos candidatos dos demais cursos que optaram por esta modalidade. A prova será aplicada no Campus I, em Passo Fundo, e na estrutura multicampi, que compreende os municípios de Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade. A aplicação das provas presenciais seguirá protocolos sanitários a fim de evitar a propagação do vírus da Covid-19.

A prova inicia às 14 horas e a orientação é que os candidatos cheguem ao local da prova com pelo menos uma hora de antecedência. Informações como prédio e sala de realização da prova foram enviados aos inscritos por e-mail e podem ser consultadas na Área do Candidato, no site upf.br/ingresso.

Assim como no último processo, os candidatos ao curso de Medicina respondem à prova composta por questões de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Física, Biologia, Química e prova de redação. Os candidatos aos demais cursos, respondem apenas a prova de redação.

A UPF segue adotando medidas para conter a pandemia da Covid-19. Neste sentido, seguiremos com a redução do número de candidatos em prédios e salas de aplicação de prova, a disponibilização de álcool em gel na entrada dos prédios e das salas, além da manutenção da obrigatoriedade do uso de máscara durante toda a permanência nos campi.

Divulgação dos resultados e matrículas

A divulgação dos resultados para os classificados será feita no dia 15 de novembro, a partir das 11h, no site www.upf.br/ingresso. Já a matrícula da primeira chamada para o curso de Medicina será realizada nos dias 16 e 17 de novembro, de forma on-line

Para os demais cursos, a matrícula também será realizada on-line e o informativo institucional, com o detalhamento das orientações, será enviado aos aprovados para o e-mail cadastrado no ato da inscrição.

Inscrições continuam abertas para os demais cursos

Com exceção do curso de Medicina, quem perdeu o prazo da prova presencial, ainda pode concorrer a uma vaga na Universidade de outras duas formas. Até 11 de fevereiro de 2022, os candidatos podem optar pela prova de redação on-line realizada pelo site www.upf.br/ingresso a qualquer tempo. Ainda, é possível utilizar a nota de redação do Enem, no período de 2010 a 2020. Para esta modalidade, as inscrições também devem ser feitas até 11/02.

No total, a UPF oferece 50 cursos em diferentes áreas do conhecimento entre o Campus I e a estrutura multicampi. No site upf.br/ingresso é possível conferir quais são os cursos oferecidos neste Vestibular de Verão.

Cursos Híbridos

A principal novidade deste processo seletivo é a mais nova modalidade de ensino: a Graduação Híbrida, que está com inscrições abertas e une a praticidade do on-line e a riqueza de experiências do presencial. Os cursos oferecidos são Agronegócio, Análise e Desenvolvimento de Sistemas (CST), Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Produção, Gestão Pública (CST), Geografia, Pedagogia e Serviço Social. Para o ingresso, será possível fazer a prova on-line ou utilizar a nota do Enem. As aulas iniciam em 15 de fevereiro. Outros detalhes podem ser obtidos em upf.br/cursoshibridos.

Benefícios financeiros

Como opções que facilitam o ingresso e a permanência no ensino superior, a UPF possibilita o acesso a uma série de benefícios financeiros para seus acadêmicos. Entre as opções estão:

- Bolsa de Desempenho Premiado, novidade deste processo seletivo, que oferta 50 bolsas com descontos entre 5% a 15%, conforme desempenho no Enem;

- Prouni, com bolsas de 50% a 100%;

- Bolsa FUPF, com gratuidade de 50% em determinados cursos;

- Desconto Diplomados, com desconto de 25% no valor das mensalidades para alunos que já possuem um curso de graduação concluído na UPF, ou, 10% de desconto para alunos graduados em outra instituição de ensino superior;

- Desconto Família de 10% no valor das mensalidades para alunos do mesmo grupo familiar;

- Convênio Empresa/Associação, uma parceria com empresas para conceder benefício sobre o valor das mensalidades.

Há também os programas de crédito como o Pravaler, que possibilita o parcelamento das mensalidades em um número maior de vezes, respeitando a capacidade de pagamento dos acadêmicos ao longo do financiamento, podendo-se financiar até 100% das mensalidades; o Crédito Universitário Banrisul, que pode financiar até 100% das mensalidades, proporcionando o pagamento do curso no dobro do tempo; e o Programa Municipal de Crédito (Promucred), oferecido por prefeituras municipais conveniadas com a UPF.

Além destes benefícios, o Programa Recomeçar Plus oferece ingresso diferenciado a pessoas com idade mínima de 35 anos e com ensino médio concluído, com desconto de 50% nas mensalidades ao candidato.

Outras informações podem ser encontradas no site www.upf.br/ingresso, em Bolsas e Financiamentos. Os benefícios financeiros para o curso de Medicina também são regidos por edital próprio, e devem ser consultados neste mesmo endereço eletrônico.