Universidade

UPF tem primeira reitora mulher

20/07/2018

22:07

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande e Leonardo Andreoli

Solenidade de posse da reitora Bernadete Maria Dalmolin e dos demais gestores da Universidade de Passo Fundo (UPF) para o mandato 2018-2022 foi realizada na sexta-feira, 20 de julho

A Universidade de Passo Fundo (UPF), que completou 50 anos de fundação neste ano de 2018 e formou mais de 77 mil profissionais ao longo de sua trajetória, realizou, nesta sexta-feira, 20 de julho, a solenidade de posse da nova Reitoria. Foram diplomados para gerir a maior instituição de ensino superior do norte gaúcho a reitora Dra. Bernadete Maria Dalmolin e os vice-reitores de Graduação, Dr. Edison Alencar Casagranda; de Pesquisa e Pós-Graduação, Dr. Antônio Thomé; de Extensão e Assuntos Comunitários, Dr. Rogerio da Silva; e Administrativo, Dr. Cristiano Cervi. Além deles, tomaram posse os diretores das 12 Unidades Acadêmicas da Universidade e também foram apresentados os diretores de campi e coordenadores de cursos. Autoridades, convidados, professores, diretores de campi, alunos e funcionários prestigiaram o ato, que ocorreu no Centro de Eventos da UPF.



A UPF tem caráter comunitário e sua missão é produzir e difundir conhecimentos que promovam a melhoria da qualidade de vida e formar cidadãos competentes, com postura crítica, ética e humanista, preparados para atuarem como agentes de transformação. A Universidade é referência em educação superior no Rio Grande do Sul e na região sul do Brasil. Reconhecida pela qualidade do ensino, a Universidade conta com cerca de 2 mil alunos, 1,2 mil funcionários, 920 professores, 60 cursos de graduação, 70 cursos de especialização em andamento, 15 mestrados, 6 doutorados e 9 estágios pós-doutorais. As unidades acadêmicas estão instaladas em Passo Fundo e nos campi de Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Palmeira das Missões, Soledade e Sarandi.

Em seu pronunciamento, o agora ex-reitor da UPF, professor Me. José Carlos Carles de Souza, que esteve à frente da gestão durante dois mandatos (2010-2014/2014-2018) falou sobre a emoção do momento, que se justifica pelo sentimento de dever cumprido e pela certeza de que muitas conquistas foram alcançadas. “Mais do que feliz, sinto-me muito feliz. Sinto-me orgulhoso e honrado por ter conduzido duas gestões memoráveis da UPF”, disse ex-reitor.

O professor José Carlos afirmou ainda que se sente extremamente honrado pelo exercício do cargo de reitor de uma grande Universidade, e orgulhoso pelo fato de liderar, junto com os colegas vice-reitores, as grandes iniciativas da UPF. “Sinto-me grato pela convivência altaneira, pela dedicação, pelo comprometimento, pela participação e pelo companheirismo de cada um dos meus colegas na condução das questões da nossa UPF. Levo, hoje, um grande sorriso.  E levo, também, a certeza de que, ao longo dos anos em que estive na UPF, escrevi, ao lado de cada um, importantes capítulos de uma extraordinária história”, completou.

Durante a solenidade, a presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), Me. Maristela Capacchi, diplomou e deu posse à Reitoria. Em seu discurso, ela agradeceu e reconheceu a gestão que nos últimos oito anos dirigiu a Universidade e, além disso, cumprimentou e desejou uma trajetória de sucesso à nova gestão. “Desejamos que, todos juntos, possamos continuar escrevendo capítulos de progresso e de sucesso, com pessoas que formam e transformam o mundo, a partir de um cenário de educação e de conhecimento. Que cada um de vocês seja instrumento de construção, que seja um diferencial nesse contexto de crescimento e que possa ajudar a escrever novas páginas de sucesso na história da UPF”, proferiu Maristela.

Em um momento marcante para a Universidade, pela primeira vez, em cinco décadas de história, a UPF terá uma reitora à frente da gestão. Bernadete Maria Dalmolin é mestre e doutora em Saúde Pública, especialista em Gestão do Ensino Superior e em Saúde Mental e Administração Estratégica em Saúde, além de ser graduada em Enfermagem. Na gestão passada, conduziu a pasta da vice-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários.

“...Creio numa força imanente, que vai ligando a família humana, numa corrente luminosa, de fraternidade universal...” Citando em seu discurso mais de uma vez a poetisa Cora Coralina, de quem é muito fã, a reitora reforçou o quão compartilhada, integrada e inovadora deverá ser a gestão. “Ao projetar o futuro, ancoro o meu trabalho na coletividade e na convicção de que a Universidade deve produzir conhecimento inovador; deve interagir com a comunidade e deve formar profissionais e cidadãos que, além de competentes, sejam promotores da justiça, defendam a democracia, zelem pelo bem comum e pelo meio ambiente, cooperando, assim, com o desenvolvimento social e econômico da sociedade”, afirmou Bernadete, salientando ainda o comprometimento com um bem precioso da sociedade: a educação. “A cada vez que mergulho nas memórias da UPF, lembro-me que nascemos de um sonho coletivo voltado ao cumprimento de uma das missões mais nobres para a espécie humana: a educação!”, enfatizou a reitora.

A nova reitora também falou sobre os grandes desafios que assolam o ensino superior e o país de uma maneira geral. “Somos sabedores dos grandes problemas que atingem o país, a educação superior e a nossa própria universidade, o que, se, por um lado, significa que temos consciência de que muitos desafios nos esperam nos próximos anos, por outro, nos dá a forte convicção de que estamos preparados para enfrentar esses desafios com firmeza, responsabilidade e coragem”, assegurou.

O vice-reitor de Graduação, Dr. Edison Alencar Casagranda, comentou que desde o momento em que foram colocadas, para apreciação da comunidade acadêmica, as propostas de universidade, muitos foram – e serão – os desafios a serem encarados. “A Universidade existe para que o aluno possa ter uma boa qualificação, então, podemos qualificar os processos internos, dando agilidade para que o estudante tenha aquilo que precisa do ponto de vista acadêmico, sem muita demora. E do ponto de vista externo, vivemos um momento político, cultural, social e econômico que interfere de forma decisiva na nossa Instituição, então, que a gente consiga, apesar de todos os desafios externos, continuar fazendo o que a UPF vem fazendo muito bem ao longo dos seus 50 anos”, desejou.

A reitora Bernadete, por meio de uma procuração, recebeu a diplomação do vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Dr. Antônio Thomé. O vice-reitor estava em viagem, e, em virtude de um problema de conexão aérea, não conseguiu chegar a tempo para a cerimônia de posse da Reitoria 2018-2022.

Para o vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, professor Dr. Rogerio da Silva, assumir a função junto à Reitoria é um desafio, mas também uma realização. “É um momento de muita emoção. Estar na Reitoria é, sem dúvida, um momento especial para todo docente. Sabemos dos desafios e do compromisso de manter as ações desenvolvidas até aqui na área da extensão e de assuntos comunitários. Estamos dispostos a enfrentar os obstáculos e a tornar a UPF ainda maior”.

Já o vice-reitor Administrativo, Dr. Cristiano Cervi ressaltou que a expectativa para a nova gestão é muito grande, principalmente por esse ter sido um projeto construído por várias pessoas. “Isso nos motiva a implementar esse projeto, buscando uma gestão compartilhada, buscando ouvir as pessoas que fazem a Universidade. Não somos só em cinco, somos muito mais do que isso. E é isto que nos move: a valorização dessas pessoas, fazer uma gestão proativa, com inovação, que busque alternativas diante do contexto de dificuldades que estamos vivendo. Nós acreditamos que o nosso projeto vai ser bem-sucedido, principalmente, pelo comprometimento de toda a comunidade acadêmica”, destacou.

Autoridades de todo o estado prestigiaram o evento, entre elas, o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo; o presidente da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, Pedro Daneli; o 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Juliano Roso; o 1º vice-presidente da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc), reitor da Univates Ney José Lazzari; o vice-presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), reitor da UCS Evaldo Antonio Kuiawa.

A Reitoria recebeu mensagens de autoridades de todo o país. Também estiveram presentes os ex-vice-reitores de Graduação Rosani Sgari, de Pesquisa e Pós-Graduação Leonardo José Gil Barcellos, e Administrativo Agenor Dias de Meira Junior; reitores e representantes de outras instituições de ensino; autoridades das áreas judiciária e eclesiástica; prefeitos, vice-prefeitos, secretários de diversos municípios da região; representantes de entidades; autoridades acadêmicas de universidades do estado; professores, acadêmicos e funcionários. O evento contou ainda com a apresentação da Big Band Comunitária UPF, do Coral UPF e do Núcleo Suzuki.  Os grupos artísticos são vinculados à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários.

“Ser a primeira reitora da história da Instituição traz um efeito simbólico importante para todos os que acreditam e lutam por igualdade”


Com orgulho e solidariedade, Bernadete Maria Dalmolin destacou o simbolismo de ser a primeira reitora mulher nestes 50 anos de história da Universidade. “E se falamos em igualdade, em respeito e em democracia, julgo apropriado fazer um destaque a partir do meu lugar de mulher e registrar, com orgulho, a solidariedade das múltiplas vozes representadas e irmanadas nessa conquista: a de ser a primeira reitora da Universidade de Passo Fundo”, declarou a reitora.

O desejo por uma sociedade igualitária também foi enfatizado nas palavras da nova reitora. “Eu diria que o Brasil e o mundo ainda têm uma dívida social e subjetiva com as mulheres, então, ser a primeira reitora da história da Instituição traz um efeito simbólico importante para todos os que acreditam e lutam por igualdade de oportunidades, igualdade de gênero nas relações de trabalho e na sociedade como um todo, questões que, esperamos, sejam legítimas para todos nós, em todos os espaços e em todos os momentos de nosso trabalho. Esse foi um grande presente que a comunidade universitária me ofereceu no seu cinquentenário e eu espero honrá-lo à altura de sua dignidade”, declarou a reitora Bernadete Maria Dalmolin.


Confira aqui o pronunciamento de algumas autoridades presentes na solenidade.

Diretores tomam posse


Durante o ato, a reitora da UPF diplomou os seguintes diretores de Unidades Acadêmicas:
- Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV): Dr. Eraldo Lourenso Zanella
- Faculdade de Artes e Comunicação (FAC): Dra. Bibiana de Paula Friderichs
- Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac): Dr. Verner Luis Antoni
- Faculdade de Direito (FD): Me. Edmar Vianei Marques Daudt
- Faculdade de Educação (Faed): Dra. Adriana Dickel
- Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff): Me. Andrea Bona
- Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear): Dra. Vera Maria Cartana Fernandes
- Faculdade de Medicina (FM): Dr. Paulo Roberto Reichert
- Faculdade de Odontologia (FO): Carlos Roberto Lago
- Instituto de Ciências Biológicas (ICB): Dra. Marilene Rodrigues Portella
- Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg): Dr. Luiz Marcelo Darroz
- Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH): Dra. Patrícia da Silva Valério

- Conheça aqui o nome dos coordenadores de cursos

Confira a galeria de imagens da solenidade de posse dos novos gestores da Universidade acessando aqui.