Universidade

Autoridades prestigiam solenidade de posse da Reitoria da UPF

20/07/2018

20:41

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande e Leonardo Andreoli

A solenidade contou com a presença de autoridades regionais e estaduais nesta sexta-feira, 20 de julho

A posse da nova Reitoria da Universidade de Passo Fundo (UPF), que ficará à frente da Instituição até 2022, contou com a presença de diversas autoridades, que prestigiaram o evento realizado na noite dessa sexta-feira, 20 de julho. Além da reitora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, assumiram os cargos de vice-reitor de Graduação o Dr. Edison Alencar Casagranda, de vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação o Dr. Antônio Thomé, de vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários o Dr. Rogerio da Silva, e de vice-reitor Administrativo o Dr. Cristiano Cervi.


Presente na solenidade, o vice-presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Juliano Roso, representante da Câmara dos Deputados, se disse feliz com a eleição da reitora e destacou que é importante valorizar a mulher em todos os setores e espaços, seja nas empresas, na administração pública, ou mesmo em uma universidade tão tradicional como a UPF. “As mulheres devem cada vez mais ocupar espaço. Quero desejar aos novos diretores e à nova Reitoria da UPF sucesso. Que vocês continuem fazendo esta Universidade crescer cada vez mais, sendo essa grande referência que é para todo o norte do Rio Grande do Sul, fator que faz Passo Fundo ser o que é: essa cidade tão pujante e desenvolvida. Queremos ver mais ações a partir da UPF, em relação a temas como a violência contra a mulher e a igualdade salarial, e a Reitoria tem tudo para tratar essas questões tão importantes para a vida da comunidade regional. Tais temáticas, uma vez postas em circulação pela UPF, sempre trarão maior credibilidade, por isso, nossa empolgação, nosso entusiasmo e o desejo de grande sucesso para a nova Reitoria”, considerou.

A evolução da UPF ao longo dos anos e a consolidação das ações junto à comunidade foram um dos destaques do prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo. Presente no evento, ele destacou que agora, com uma mulher à frente da Reitoria, a Universidade dá um passo ainda mais importante. “Essa é uma noite histórica para a cidade, uma vez que, pela primeira vez, em 50 anos, a Universidade tem à frente uma mulher. Isso, num tempo em que o empoderamento feminino e a presença das mulheres em todos os cargos se torna cada vez mais real e efetiva, não apenas no discurso, mas na prática. Isso é fundamental nesse tempo de igualdade. Sabemos que a nova reitora tem todas as condições para desempenhar esse papel. Também é tempo de agradecer o trabalho da Reitoria que se despede. Grandes obras foram feitas e a cidade agradece”, pontou.

Para o presidente da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, Pedro Daneli, o momento é de confraternização e de celebração pelos 50 anos e pela nova gestão da Universidade. “Uma noite especial para a Universidade e para a cidade de Passo Fundo. Parabenizamos à Reitoria que se despede e desejamos que os novos reitores tenham muito sucesso. Além disso, para nós, é uma grande satisfação fazer parte dessa história e ver uma mulher assumir a Reitoria no ano em que a UPF completa 50 anos. Desejamos que muitas conquistas sejam encontradas no caminho”, destacou.

A solenidade também contou com a presença do vice-presidente da Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (ABRUC), reitor da Univates, Ney José Lazzari. Para ele, é um grande prazer estar na UPF. “Conheço toda a trajetória e a história dessa instituição e, nesse momento, a posse de uma reitora, de fato, é marcante. No Rio Grande do Sul, hoje, a maioria das Reitorias no conjunto das comunitárias gaúchas é mulher, o que também mostra uma evolução nesse sentido e a importância que isso tem para as demais universidades”, apontou ele, destacando o protagonismo da UPF em seu envolvimento com as comunitárias e a atuação do professor José Carlos Carles de Souza como presidente do Comung nos últimos anos. “Há uma participação muito forte e uma tradição histórica de universidade comunitária da UPF”, enfatizou.