Notícias UPF

UPF seleciona candidatos para Programa de Bolsas do Inova RS

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Divulgação

Promovido pela Fapergs em parceria com a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, programa busca fomentar a inovação tecnológica e potencializar o crescimento do Estado

A Universidade de Passo Fundo (UPF), em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), está com processo seletivo aberto para o Programa Institucional de Bolsas de Gestão da Inovação e Tecnologia (GTI) – Inova RS. Promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), em parceria com a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, o programa busca fortalecer as atividades dos comitês locais e de gerenciamento de projetos estratégicos nos Ecossistemas Regionais de Inovação (ERIs), por meio da concessão de bolsas a profissionais com experiência em gestão de projetos de inovação, ciência e tecnologia. Dessa forma, o Programa visa fomentar a inovação tecnológica, potencializar o crescimento do Estado e torná-lo um lugar capaz de gerar, reter e atrair investimentos.

As bolsas oferecidas pelo Programa são destinadas a profissionais com experiência em gestão de projetos de inovação, ciência e tecnologia, que comprovem qualificação para o desenvolvimento das atividades descritas no edital, conforme uma série de critérios também disponíveis no edital. Serão selecionados candidatos para três bolsas com duração de até 24 meses, sendo uma na modalidade GIT 1, no valor de cinco mil reais mensais, e duas na modalidade GIT 2, no valor de três mil reais mensais. O Programa tem duração de 24 meses. 

Entre as atividades que serão desenvolvidas pelos bolsistas estão, entre outras, o auxílio na implementação de um escritório de projetos local, empregando o domínio de metodologias de gestão adequadas a cada projeto, bem como de operação de sistemas de informação e gerenciamento; elaboração, organização e atualização de planos de gerenciamento e documentação correlata aos projetos; realização de coleta, análise, representação e apresentação de dados; e participação ativa no gerenciamento de grupos de processo: iniciação, planejamento, execução, monitoramento/controle e encerramento de projetos. Os bolsistas também deverão produzir ao menos um estudo de caso por ano com os resultados obtidos durante o trabalho desenvolvido e submeter ao menos um artigo científico/tecnológico em revista especializada.

Inscrições 
As inscrições poderão ser efetuadas a partir do dia 13 até o dia 17 de julho, mediante o envio da documentação listada no edital, exclusivamente em formato digital, preferencialmente em formato PDF, para o e-mail upfparque@upf.br, indicando no assunto do e-mail a expressão “Inscrição Edital GTI – Nome do Candidato”, conforme Anexo 1 do edital.  

Seleção
A seleção dos bolsistas será feira por meio de avaliação do Curriculum Lattes; Memorial descritivo (carta de apresentação); e Entrevista via teleconferência. Os candidatos aprovados e melhor classificados na etapa de seleção estarão aptos a participar do curso de capacitação. Nesta etapa, os candidatos participarão de um curso de formação e capacitação, que será voltado para o desenvolvimento de algumas das competências atinentes a um profissional gestor de projetos: domínio das metodologias e ferramentas disponíveis, resolução de problemas e avaliação das habilidades voltadas à gestão de pessoas e processos. 

Todas as informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no edital